Pular para o conteúdo
Polícia

Após ‘memes’ de Hitler circularem em grupo, IFMS toma medidas com alunos envolvidos

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) informou que já tomou as providências administrativas e pedagógicas, após alunos da instituição trocarem figurinhas com ‘memes’ de Hitler em grupos de WhatsApp. Em nota enviada ao Jornal Midiamax, o IFMS disse que defende a democracia e tem entre seus principais valores a ética e o … Continued
Fábio Oruê, Thatiana Melo -
ifms nazismo hitler gupo
Mensagens enviadas em grupo de alunos (Foto: Reprodução)

O (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) informou que já tomou as providências administrativas e pedagógicas, após alunos da instituição trocarem figurinhas com ‘memes’ de Hitler em grupos de WhatsApp.

Em nota enviada ao Jornal Midiamax, o IFMS disse que defende a e tem entre seus principais valores a ética e o compromisso com a igualdade social, repudiando qualquer tipo de discriminação ou apologia a ideologias que não condizem com uma sociedade igualitária.

As medidas tomadas pelo instituto estão previstas no Regulamento Disciplinar Discente e que as informações a respeito do caso serão fornecidas às autoridades competentes. O caso preocupou pais e outros alunos.

Investigação

Nas conversas no grupo em questão, um dos alunos pergunta se pode mandar “figurinhas do mito”, quando outro aluno responde “vou mandar mais”. Em sequência, várias figurinhas de Hitler são enviadas para o grupo.

O caso está sendo investigado pela Depca como injúria majorada e ameaça. O delegado Marcelo Damaceno disse que ainda nesta semana testemunhas serão ouvidas sobre o fato. O aluno também teria hackeado o dado de outros estudantes e dos pais e ainda ameaçado, para que ficassem com medo.

Outro caso no IFMS

Em abril deste ano, um aluno foi indiciado  por injúria após ser acusado de racismo e apologia ao nazismo. O crime de injúria racial prevê pena de um a três anos de reclusão. O inquérito sobre este caso já foi encerrado e enviado ao MPMS (Ministério Público Estadual). 

Racismo contra adolescente

O boletim de ocorrência foi feito em fevereiro deste ano, por uma das mães dos estudantes do instituto. Ela relatou que o rapaz teria dito “IFMS é um lugar propício para um massacre”. O suspeito também teria afirmado que já tinha uma lista com os nomes dos alunos que ele mataria.

Ainda de acordo com o registro policial, o estudante se autointitulava nazista. Em fevereiro, o suspeito teria falado que mataria um dos colegas e que outro seria torturado. Em outra ocasião, o suposto autor chegou a dizer a um estudante: “Tu não é ariano, te coloco pra assar”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio