Pular para o conteúdo
Polícia

‘Agressor não aceita ser deixado’: Mariana tinha acabado de se reconciliar antes de ser assassinada

Psicóloga explica como vítimas de relacionamentos abusivos ficam 'presas' em seus agressores
Arquivo -

Sentimento de posse, como se a pessoa alvo do amor fosse um objeto, que precisa ser colocado em uma ‘caixa’ para que não seja perdido das vistas de quem afirma apenas querer o bem, querer cuidar e proteger.

O que no começo do relacionamento parece ser algo maravilhoso, afinal está sendo ‘cuidada’ com amor pelo parceiro, se torna um verdadeiro inferno na vida de milhões de mulheres afora, espancadas diariamente e assassinadas por seus companheiros.

O caso mais recente aconteceu em Anastácio, a 134 quilômetros de , quando Mariana de Lima Costa, de 29 anos, foi brutalmente assassinada a golpes de machadadas na cabeça pelo marido Jonas Ferreira Rocha, de 49 anos, no dia 15 de janeiro deste ano. 

A psicóloga Cláudia Malfatti falou ao Jornal Midiamax sobre relacionamentos abusivos e como as vítimas são convencidas a ficarem ao lado de seus agressores. “Normalmente, os abusos em um relacionamento nunca começam escancaradamente. Iniciam com uma falsa sensação de cuidado e proteção”, fala a psicóloga que ainda diz o agressor de maneira muito persuasiva convence a mulher que só quer o bem dela.

Com isso, ele a afasta da família, dos amigos o que acaba abalando a autoestima da mulher, e quando ela reage, se diz arrependido, querendo o perdão. “Algumas vítimas se enganam  acreditando que a relação pode melhorar”, fala Cláudia. 

Mas, quando a vítima decide romper com o ciclo de violência sofre ameaças, que muitas vezes são concretizadas. “O agressor não admite ser deixado, por achar que a mulher é objeto dele”, explica a psicóloga. 

Mariana vivia um ciclo de violência há muito tempo. A dona de casa já havia sido estuprada há muitos anos. Depois passou a viver a violência psicológica e física por parte do marido com quem tinha uma filha de 4 anos, que também estava enfrentando o mesmo ciclo de violência da mãe. Já que era agredida pelo pai para que não ficasse perto dos irmãos, de 13 e 15 anos.

Os enteados de Jonas também eram agredidos por ele, que respondia a um processo por maus-tratos contra os filhos de Mariana. Hoje, os meninos estão abrigados na rede de proteção de Anastácio.  Em julho de 2021, um dos adolescentes denunciou à polícia que estava na sala de casa brincando com o cachorro quando o padrasto o enforcou. O irmão mais velho precisou intervir. Jonas ainda teria, com um pedaço de madeira, ameaçado matar os meninos, que fugiram de casa. Para a polícia, o homem disse que não queria os enteados em casa. Mariana relatou que as agressões eram constantes, mas que não queria se separar de Jonas.

Em todo este tempo de agressões sofridas, Mariana nunca registrou um boletim de ocorrência contra o marido. Quando preso em Campo Grande, onde veio se entregar, Jonas se manteve em silêncio e nada disse sobre o porquê assassinou a esposa. Mas, segundo o delegado Gabriel Salles o ciúme excessivo seria a motivação para o feminicídio. Mariana havia acabado de se reconciliar com o marido. 

O feminicídio 

O criminoso confessou que usou um machado para assassinar a esposa, arma que foi encontrada ao lado da casa. O crime aconteceu no último sábado (15) e Jonas deixou a residência, abandonando o corpo da vítima no local. Testemunhas sentiram o forte odor e policiais arrombaram a porta da residência. O corpo de Mariana foi encontrado já em decomposição, em cima da cama.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados