Pular para o conteúdo
Polícia

Advogados acusados de integrarem núcleo do PCC têm atividades suspensas pela OAB/MS

Votação aconteceu nesta sexta-feira
Thatiana Melo, Renata Portela -
Equipe do Gaeco durante a operação - Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

Por unanimidade, os advogados Bruno Ghizzi, Thais de Oliveira Caciano e Paula Tatiane Monezzi tiveram as atividades suspensas nesta sexta-feira (20). Por maioria, também foi suspensa atividade da advogada Inaiza Herradon. Todos foram alvos da Operação Sintonia dos Gravatas, contra núcleo do PCC (Primeiro Comando da Capital).

O julgamento dos advogados aconteceu na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional de ). Paula Tatiane já tinha sido suspensa, por decisão judicial, publicada no Diário Oficial da OAB/MS no fim de abril.

Sintonia dos Gravatas

O ofereceu a denúncia contra 8 pessoas por envolvimento no núcleo Sintonia dos Gravatas, do PCC. Entre os denunciados estão presos de Mato Grosso do Sul e de outros estados, foragidos, um servidor público e também advogados, que tinham a função de ‘pombo-correio’ e ‘eram muito bem pagos para isso’, de acordo com relatos de integrantes da facção.

A denúncia foi oferecida no dia 8 de abril e trata da Operação Courrier. Conforme o Gaeco, a apuração inicial foi deflagrada para apurar a conduta de pessoas que integram ou se integraram em facções criminosas e demais delitos praticados por elas. Nos relatórios, consta que a (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) levou ao conhecimento do órgão a existência de planos de atentados contra agentes públicos.

Um dos relatórios, com a data de 6 de abril de 2021, fala que, em uma das celas da Gameleira, foi apreendido um bilhete contendo uma ordem para que integrantes da organização criminosa assassinassem dois juízes, sendo um homem atuante em Uberlândia (MG) e uma mulher da 2ª Vara de Tóxicos, de , além de uma promotora, que atua na mesma vara criminal.

Advogado usou login e senha de servidor público

Anos antes, em 2019, delegado já havia feito abordagens a integrantes de uma organização criminosa, enquanto apurava assassinatos na fronteira, o que o fez sofrer pressões e então houve o afastamento dele da Operação Omertà. Horas após um depoimento, três consultas no sistema Sigo foram feitas em nome dele, pelo então chefe do cartório da 1ª Comarca de , Rodrigo Pereira da Silva Correa.

Questionado, Rodrigo apontou que Bruno Ghizzi, atuante em processos de execução penal de presos ligados ao PCC, procurou o delegado para informar que ele é quem tinha feito a consulta, usando login e senha do servidor público do Poder Judiciário.

Alegando interesse em providenciar uma suposta delação do “Sintonia dos Gravatas” e negando qualquer participação, ele comentou que o “Tio Doni” é quem estaria fazendo pagamentos a advogados que integravam tal núcleo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto Escambo encerra programação em Campo Grande com espetáculo “MOMO”

População de PcDs pode solicitar o serviço dos intérpretes

Em MS, quase 100 mil pessoas com deficiência não completaram o ensino básico

Ataque a faca deixa feridos na estação central de Hamburgo

Corrupção em Sidrolândia: Claudinho Serra usará tornozeleira até novembro

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

Família que transportava cocaína de MS para outros estados do país é alvo da PF

Trabalhadores são resgatados em condições insalubres e sem acesso a banheiro no interior de MS

Últimas Notícias

Esportes

Renato Augusto se despede do Flu e indica aposentadoria: ‘Encerro esse ciclo com gratidão’

Renato Augusto entrou em campo 35 vezes com a camisa do tricolor

Mundo

Sindicatos protestam contra decreto que limita greve na Argentina

Sindicato alega que decisão foi tomada sem debates e análise prévia sobre o assunto

Transparência

STJ nega pedido e mantém preso empresário que fraudava licitações da educação em MS

Ministro da Corte Superior tem negado pedidos de liberdade de investigados na operação Malebolge

Cotidiano

Parcela de maio do Pé-de-Meia começa a ser paga a partir de segunda-feira

Cerca de 3,4 milhões de estudantes receberão o incentivo