O lugar onde a militar foi encontrada na manhã desta terça-feira (31), no bairro Buriti, em Campo Grande, era usado antigamente para o treinamento militar. O artefato foi encontrado por um morador do bairro, que acionou a polícia. O local foi isolado pela polícia.

Amarildo Arruda, de 48 anos, contou ao Jornal Midiamax que seu filho, de 28, faz caminhada todos os dias e nesta manhã avisou a ele que havia encontrado uma granada na esquina. Com medo que seu outro filho, com necessidades especiais e que mexe com reciclagem, encontrasse a granada, o homem ao ver uma viatura da PM chamou os militares. 

Um comerciante de 59 anos, José de Castro, contou que antes o local era usado para treinamento militar, e que há 15 dias uma patrola passou na rua, que é de terra, para nivelar já que depois das chuvas, muita lama se acumulou. 

A detonação foi controlada por equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais), que usou um robô para a detonação. Segundo informações, se não houvesse este controle poderia ter um grande poder de destruição. 

Ainda não se sabe como a granada foi parar na rua, mas é confirmado que o artefato é de origem militar.