Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26) a progressão funcional do tenente-coronel Luiz Carlos Rodrigues Carneiro, da PMMS ( de Mato Grosso do Sul), por tempo de serviço. Ele já foi condenado na Oiketicus por posse ilegal de arma de uso restrito e foi preso em novembro de 2020 por descaminho.

A publicação, datada de 25 de fevereiro, é assinada pelo coronel Juracy Pereira da paz, diretor da Diretoria de Gestão de Pessoal. A progressão funcional é concedida a cada 5 anos de efetivo serviço do militar. Não computa o tempo em caso de cumprimento de pena restritiva de liberdade, decorrente de sentença transitada em julgado.

No entanto, em novembro o Midiamax noticiou que, apesar da sentença, a defesa ainda recorreu, por isso o processo ainda não transitou em julgado. Preso com celulares do Paraguai em situação que configurou flagrante por descaminho, o policial militar foi para prisão domiciliar em dezembro, por 21 dias, por ter contraído a Covid-19.

Prisão

O tenente-coronel foi preso por policiais do DOF (Departamento de Operações de ), que faziam patrulhamento na estrada vicinal, que liga o assentamento Itamaraty à BR-463. Os policiais desconfiaram, já que o trecho é utilizado por contrabandistas e traficantes. Então, fizeram a abordagem.

Logo, o carona se identificou como policial militar, tenente-coronel Luiz Carlos, mostrando inclusive a identidade funcional. A polícia constatou que haviam alguns volumes no banco traseiro e ao perguntar ao motorista o que seria, o motorista Felipe respondeu que se tratava de mercadoria de origem estrangeira. Foi solicitado então que abrisse o porta-malas, onde havia outras mercadorias.

Foram encontrados 30 celulares Ipro Opal, 14 pacotes de cabo de e 400 cigarros eletrônicos. Os policiais do DOF deram voz de prisão aos dois, que foram então levados para a delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã. Em seguida, os militares seguiram para a Corregedoria da PM em .

Em 2018, durante desdobramento da Operação Oiketicus, realizada pelo Gaeco, Corregedoria da PMMS e Ministério Público Estadual, o tenente foi alvo de operação. Ele foi preso ao ser flagrado com 22 munições de calibre 7.62 para fuzil.