Por meio de uma ação realizada na Região de Agua Dulce, no Alto Paraguai, que fica nas proximidades de , no Mato Grosso do Sul, a polícia paraguaia prendeu seis pessoas. Eles foram interceptados com 91 cabeças de gado que foram roubadas de uma fazenda pertencente a criadores brasileiros.

Todos já foram identificados pela polícia. Um deles, de 34 anos, segundo informações do ABC Color, foi apontado como o líder do bando que é especializado em roubo de gados e tem atuado principalmente na região do chaco boliviano. Ela estava em uma Toyota Hilux, que também foi apreendida.

O gado roubado estava sendo transportando em dois caminhões e segundo informações dos agentes paraguaios, durante o assalto, eles contaram com a ajuda de funcionários da fazenda “Chua Laterra”, de onde foram retirados os animais. Entre os suspeitos, está um brasileiro, de 44 anos, que conseguiu fugir da propriedade.

Segundo o relato dos investigadores, os bandidos aproveitaram as comemorações do para entrar na fazenda, onde aparentemente com a cumplicidade do administrador recolheram os animais, os carregaram em caminhões para se dirigirem à com a Bolívia.

No entanto, foram descobertos por membros da Asociação de Productores Agropecuários de Agua Dulce (Apad), que denunciaram o incidente à Polícia Nacional do Paraguai. Devido ao mau estado da estrada, os caminhões não conseguiram avançar rapidamente e foram alcançados pelos agentes.