Em uma das propriedades investigadas, foi localizado um total de 183 bovinos pertencentes a dois produtores. O loca alvo de mandado de busca não possuía registro na Iagro nem na (Secretaria de Estado de Fazenda).

Os animais foram classificados e contados. Nenhum animal subtraído em Chapadão do Sul foi localizado. Os produtores não tinham contrato de arrendamento e nem declarações ou fatos com animais, o que totalizou em multa de 493 (R$ 19,5 mil). Resultou também na abertura de duas inscrições sanitárias para regularizar a situação, além de regularização de medidas sanitárias e administrativas.

Ainda segundo a polícia, há evidências de que se encontra em operação, uma estrutura organizada e dedicada à pratica de crimes de abigeato em toda a região norte do estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia, os animais reingressam no mercado, maneira clandestina, envolvendo transportadores, corretores, escritórios e frigoríficos. Ainda de acordo com a polícia, isto impacta na fiscalização sanitária e pode comprometer a saúde do rebanho estadual.

A operação foi realizada pelo DRACCO, com apoio da DRP Paranaíba, DP Paraíso das Águas, DP Aparecida do Taboado, DP Chapadão do Sul e DP de Inocência.