Pular para o conteúdo
Polícia

PM envolvido na máfia dos cigarreiros tem benefício de prisão domiciliar prorrogado

Publicada nesta segunda-feira (15), no Diário da Justiça, a decisão de prorrogar a prisão domiciliar de Lindomar Espíndola da Silva, policial militar denunciado por envolvimento com a máfia dos cigarreiros. Recentemente, o policial tentou junto ao SJT (Superior Tribunal de Justiça) a revogação da prisão. Conforme decisão da turma da 2ª Câmara Criminal, o MPMS […]
Arquivo -

Publicada nesta segunda-feira (15), no Diário da Justiça, a decisão de prorrogar a prisão domiciliar de Lindomar Espíndola da Silva, policial militar denunciado por envolvimento com a máfia dos cigarreiros. Recentemente, o policial tentou junto ao SJT (Superior Tribunal de Justiça) a revogação da prisão.

Conforme decisão da turma da 2ª Câmara Criminal, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) também se mostrou favorável à prorrogação do benefício, visto que não ocorreram fatos novos que alterassem a situação do militar. Com isso, os desembargadores decidiram, por unanimidade, concederem a ordem.

Lindomar foi condenado a 11 anos e 4 meses e teve a custódia cautelar mantida e também não pode recorrer em liberdade. Em 21 de junho de 2019, entrou com habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) e o ministro Marco Aurélio concedeu o pedido, em caráter , considerando excesso e prazo.

No entanto, em 24 de setembro, no julgamento do mérito, o habeas corpus não foi conhecido e a liminar deferida foi revogada. Quatro dias depois, Lindomar foi preso novamente. Em março de 2020 ele fez pedido de prisão domiciliar, que se estendeu até o momento.

A tentativa de revogar a prisão preventiva, mesmo que domiciliar, foi negada. Mesmo condenado, Lindomar ainda ocupa as fileiras da PMMS, na reserva remunerada, ganhando mensalmente R$ 7.106,53 conforme o portal da transparência.

Máfia dos cigarreiros

A Operação Oiketicus foi desencadeada em 2018 pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e pela Corregedoria Geral da . Ao todo, 29 policiais foram denunciados por corrupção passiva e organização criminosa, por integrarem a chamada Máfia dos Cigarros. Entre eles, Luciano Espíndola.

As investigações iniciaram em abril de 2017 e apontaram que policiais militares de Mato Grosso do Sul davam suporte ao contrabando, mediante pagamento sistemático de propina, interferindo na de caminhões de cigarros, para que não ocorressem apreensões de cargas e veículos. De acordo com a denúncia, os cigarreiros agiam associados desde o início de 2015, estruturalmente ordenados e com divisão de tarefas.

Além disso, as atividades eram desenvolvidas em dois grandes núcleos. O primeiro núcleo compreendia a região de , Jardim, Guia Lopes da Laguna, e Bonito; ao passo que o segundo Maracaju, Dourados, , Mundo Novo, Iguatemi, Japorã e Eldorado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradora oferece recompensa para quem encontrar Sophia, gatinha que fugiu no Parque dos Poderes

Ciclistas expõem inseguranças em Campo Grande após atropelamento filmado em avenida

Carreta da Saúde leva atendimento médico gratuito a servidores da segurança pública de Ponta Porã

Ônibus pega fogo e forma paredão de fumaça em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Dall’Astra quer Operário focado em conquistar três pontos contra o Itabirito no sábado pela Série D

Últimas Notícias

Mundo

Guatemala extradita um dos 100 foragidos mais procurados pelos EUA

Samayoa é acusado de liderar uma organização de tráfico de drogas em larga escala

Transparência

Investigação mira ex-prefeito que teria recebido diárias em dobro da Assomasul e município

De acordo com o inquérito, denúncia levanta suspeita de que o ex-prefeito teria recebido o dobro das diárias

Polícia

Homem tenta atropelar duas pessoas, mas é contido por policial na rua Antônio Maria Coelho

Segundo uma das vítimas, ele e o autor tiveram uma discussão momentos antes da tentativa de atropelamento

Esportes

Copa Judô Futuro Interestadual de Judô começa nesta sexta-feira no Ginásio Guanandizão

Competição é válida como a quarta etapa do Circuito Estadual de Judô e deve reunir atletas da Capital e do interior do Estado