Policiais Militares Ambientais de Aquidauana prenderam neste sábado (21) um pescador profissional, de 59 anos, por pesca predatória, próximo ao porto da fazenda Itacaru. Com o pescador foram encontrados 134 quilos de pescado capturado ilegalmente no rio Aquidauana. O homem, que reside em Anastácio, foi preso e autuado em R$ 5 mil. No sábado (21) outro pescador profissional foi preso pelo mesmo crime na cidade.

A polícia vistoriou o freezer da lancha, onde o pescador se encontrava, e verificou 134 quilos de pescado, sendo 12 exemplares de pintado, quatro exemplares de pacu, três exemplares de piraputanga, um piavuçu e dois bagres, capturados na noite de sexta-feira (21). Entre o pescado havia peixe com tamanho inferior e, também, superior ao permitido. Além disso, foi encontrada uma tarrafa com malha de sete centímetros, medindo 2,80 metros de altura. Este petrecho é proibido até para pescadores profissionais, pelas características de malha e altura.

O pescador foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória. A pena prevista para o crime é de um a três anos de detenção. O pescado apreendido será submetido à perícia e depois doado para instituições filantrópicas.