O do Paraguai anunciou nesta terça-feira (23) a mudança na direção da Penitenciária de Tacumbá, principal unidade prisional do país, localizada em Assunção, onde estão principais lideranças do crime organizado internacional, como chefes da facção brasileira (Primeiro Comando da Capital).

O nome diretor será Rodolfo Julián Bernadet, em substituição a Domingo Antonio Amarilla Florentín. A mudança é resultado de uma resolução assinada pela ministra Cecília Perez. No entanto, os motivos da troca ainda não foram divulgados.

Palco de várias mortes

O presídio tem sido palco de conflitos sangrentos entre grupos rivais e, na semana passada, ocorreu um motim que teve sete internos mortosO fato ocorreu por conta da transferência de prisioneiros daquela unidade, entre eles Orlando Efrén Benítez, apontado como integrante do PCC e um criminoso de alta periculosidade. Ele seria retirado da por conta de uma tentativa de fuga, que acabou sendo descoberta e frustrada. A princípio, a fuga ocorreria por meio de um túnel subterrâneo. 

O presídio já abrigou Jarvis Chimenes Pavão, um dos fundadores do Narcosul, consórcio do na América do Sul, que antes de ser enviado ao Brasil, ocupava uma cela de luxo na unidade, com e cozinha particular. As instalações de Pavão eram tão aconchegantes, que autoridades almoçavam com ele durante visitas ao presídio.