Pular para o conteúdo
Polícia

Investigado por peculato, policial militar é condenado e deve ser excluído da PMMS

Ele já tem outras condenações
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Nesta sexta-feira (16), foi publicada no Diário Oficial da Justiça a condenação de exclusão do policial militar Wilgruber Valle Ptzold, em processo sigiloso que trata do crime de corrupção passiva. Wilgruber já é réu em outros processos e também já foi condenado, por crimes envolvendo recebimento de propina e interceptação de cargas.

Por se tratar de processo que tramita em segredo de Justiça, não há detalhes sobre a denúncia oferecida. No entanto, na publicação consta que Wilgruber foi condenado por peculato, crime cometido pelo menos mais de sete vezes. Ele deverá cumprir pena de 7 anos e 6 meses de reclusão, em regime fechado.

Além disso, o militar foi condenado à pena de exclusão dos quadros da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, não podendo apelar em liberdade porque a prisão preventiva ainda se mostra necessária. Na mesma sentença, outros seis policiais militares foram absolvidos de crimes como peculato, concussão e associação criminosa por falta de provas.

PMs que atuavam no contrabando

Em julho de 2019 foi deflagrada a Operação Trunk, após a Polícia Federal descobrir que um militar havia cobrado R$ 200 mil para liberar a carga de cigarros em 2018. Ainda conforme a polícia, ele teria agido em conjunto com Wilgruber e outros dois policiais.

Já em novembro do mesmo ano, o grupo teria interceptado uma carga de essência de narguilé e liberado o motorista, informando no boletim de ocorrência que ele teria fugido. Então, em 23 de fevereiro de 2019, o mesmo grupo apreendeu uma carga de brinquedos e artigos de pesca, levados por um motorista sem a documentação necessária.

Também não foi feito boletim de ocorrência e os policiais se apropriaram dos bens. Já em 12 de março de 2019, os mesmos militares também forjaram uma fuga de dois criminosos. Tal ato mais tarde resultaria no cumprimento de 52 mandados pelo (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) na Operação Piromania.

Então, em julho ocorreu a Operação Trunk e, mesmo assim, em 4 de setembro de 2019 o (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) aponta que Wilgruper e outros dois policiais detiveram uma carga na BR-060. Assim, o motorista transportava aparelhos eletrônicos sem nota fiscal e teve a carga apreendida, sem que o boletim de ocorrência fosse elaborado.

Com isso, o homem desconfiou e procurou a Corregedoria da Polícia Militar, o que acabou resultando em uma operação em 26 de setembro de 2019, pela própria Polícia Militar. Esta, denominada Ave Maria, prendeu seis militares que estariam envolvidos nos esquemas de corrupção, interceptação das cargas e recebimento de propinas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vox Veritatis

Tênis de mesa: Calderano vence de virada e vai às oitavas do Mundial

Campo Grande sediará Congresso Autismo Sem Fronteira no próximo sábado

20 clubes que apoiaram presidente da FPF contra Xaud anunciam ausência na eleição da CBF

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Desembargador aposentado do TJMS, Hamilton Carli, morre aos 82 anos

Últimas Notícias

Polícia

Criança de 3 anos é encontrada com cicatrizes e ferimentos no corpo e mãe acaba presa em MS

A criança estava em situação precária de higiene

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

A Força Aérea Brasileira tem perdido excelentes profissionais para a aviação comercial do Brasil e exterior

A FAB registrou 88 baixas de pilotos  em apenas dois anos

Bastidores

[ BASTIDORES ] Pedágio sobe e duplicação cai…

Vereadora apontou dobradinha de 'problemas': BR-163 da CCR e superlotação dos ônibus do Consórcio

Trânsito

Ciclista atingido por carreta foi arrastado por 100 metros em rodovia

O ciclista ficou preso nos eixos das rodas do caminhão