Guarda municipal em foi preso na madrugada deste domingo (14) por tráfico de drogas, durante diligências sobre uma tentativa de a um major, em fevereiro deste ano. Durante a investigação, além da prisão de três pessoas, incluindo o guarda, o autor de vários roubos acabou morto durante confronto com policiais militares do .

O roubo ao major aconteceu no dia 23 de fevereiro e na data dos fatos, a dupla acusada utilizava um veículo Celta, de cor branca e atirou contra a vítima. A polícia então iniciou as investigações, apurando que os autores no Celta, já teriam praticado vários roubos na Capital. Então, na noite deste sábado (13), o veículo suspeito foi visto em um guincho.

Interceptado por policiais do Choque, o motorista do guincho informou que havia retirado o carro, que estaria com problemas mecânicos, em uma residência no Jardim Canguru. Os policiais entraram em contato com a contratante do guincho, uma mulher de 25 anos. Ela informou que seu marido está preso na Máxima e pediu para que o veículo fosse retirado da residência.

Apreensão de drogas com guarda

Já na residência, a polícia localizou um rapaz identificado apenas como Bruno, de 26 anos. Foi constatado que havia mandado de prisão em aberto contra ele. Questionado sobre o Celta, confirmou que foi contratado por Whashington Luis de Souza Ramai, de 33 anos, para praticar roubos em Campo Grande. Neste interim, a polícia foi até a residência onde estaria Whashington, onde houve troca de tiros e o autor morreu.

Na casa do Jardim Canguru, a polícia abordou algumas pessoas que estavam bebendo e também na proprietária da residência, a mulher que contratou o guincho para retirar o Celta. Ela informou que o veículo foi deixado por Bruno na residência e já estaria alguns dias no quintal. Ainda, durante vistorias, os militares localizaram, em uma edificação abandonada nos fundos da casa, uma caixa de papelão com 29 tabletes de maconha.

A mulher disse que estaria guardando a droga a pedido de um conhecido de apelido “Alex Neguinho”, que está preso em Dourados. Ela ainda revelou que a droga chegou em um veículo preto, não sabendo informar quem estava de posse do veículo. A polícia continuou as diligências na casa, quando localizou nos fundos do quintal, um veículo VW Voyage de cor preta, de propriedade do guarda municipal.

A equipe do Canil do Batalhão de Choque esteve no local, onde foi feito o emprego do cão para o faro de entorpecentes. Dois tabletes de maconha foram localizados no estepe do Voyage. O guarda estava no local, mas não soube explicar a procedência da droga.

No entanto, investigação revela que o servidor fazia o transporte da maconha até a residência, que era alugada pelo preso da Máxima, onde a droga ficava guardada. Ainda, de acordo com apurado, o guarda levava poucos tabletes no estepe para não chamar a atenção e caso fosse abordado, dava carteirada, já que seria guarda municipal.

A mulher dona da residência e o guarda foram presos em flagrante. Bruno também foi preso por envolvimento nos roubos com o Celta e seu comparsa, Whashington Luis, morreu no confronto. O Celta foi levado para a Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos), já o Voyage foi encaminhado para a Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico).

A polícia não informou qual seria a ligação dos autores do com o grupo preso por tráfico de drogas, que estavam na mesma residência. O caso será investigado pela Polícia Civil. A GCM (Guarda Civil Metropolitana) informou que abrirá processo disciplinar para apurar a responsabilidade do servidor.

*Editada às 13h, para acréscimo do posicionamento da GCM*