Com a volta dos alunos das redes estaduais e municipais às salas de aula, nesta segunda-feira (16), as rondas policiais voltaram a 60 escolas em Campo Grande, dando mais segurança para os estudantes nas saídas das unidades de ensino.

Valson do Santos, Coordenador do Programa Escola Segura e Família Forte, disse ao Jornal Midiamax que o programa existe desde 2017, mas acabou interrompido em fevereiro do ano passado, e que agora 31 escolas estaduais e 29 municipais voltaram a ter o patrulhamento ao redor das unidades educacionais. 

Ainda de acordo com informações, existe um grupo no WhatsApp criado entre os policiais, professores e diretores para quando algum problema ocorrer, os militares são acionados com mais rapidez, não precisando ligar no 190.

O programa poderá ser expandido para até 150 escolas na Capital, e ainda para outros municípios do Estado, segundo Cecilia da Mota, Secretaria de Educação do Estado. Os casos mais corriqueiros apontados pelos policiais no entorno das escolas seriam o tráfico de drogas e brigas entre gangues e alunos nas saídas das instituições de ensino.