Em visita a MS, secretário nacional de segurança sobrevoa fronteira e recebe demandas
O secretário nacional de segurança pública Carlos Renato Machado, iniciou sua visita por Mato Grosso do Sul na Capital nesta quinta-feira (21) e passará por mais duas cidades. Os compromissos incluem sobrevoo a fronteira com o Paraguai, visita a Dourados e a Aquidauana. Além disso, Machado recebeu pedido de munições para a Guarda Municipal, analisou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário nacional de segurança pública Carlos Renato Machado, iniciou sua visita por Mato Grosso do Sul na Capital nesta quinta-feira (21) e passará por mais duas cidades. Os compromissos incluem sobrevoo a fronteira com o Paraguai, visita a Dourados e a Aquidauana. Além disso, Machado recebeu pedido de munições para a Guarda Municipal, analisou relatórios policiais do Estado e soube de protesto de policiais penais à Agepen.
A principal solicitação da Capital foi feita pelo secretário municipal de segurança pública Valério Azambuja. O pedido foi de 30 a 50 mil munições .40 para a Guarda Municipal. “Recebemos 220 pistolas da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e precisamos das munições para realizar o treinamento. Caso seja concedido, até 90 dias após chegarem, os guardas já estarão utilizando o armamento nas ruas”, afirmou Azambuja.
Entretanto, o secretário nacional ainda não deu uma resposta e disse que precisa “verificar o estoque em Brasília”. Machado afirmou que voltará à Capital para inauguração de um presídio de regime fechado no dia 4 de fevereiro. A penitenciária terá capacidade para 603 presos, e seguirá os moldes do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, inaugurado em 2019.
Já o secretário de segurança pública do Estado, Antônio Carlos Videira, solicitou ao Governo Federal helicópteros, equipamento de segurança pessoal, viaturas e verbas para treinamento de policiais. Ainda disse estar esperançoso com a instauração de um plano de segurança pública nacional, citado por Machado.
Quando questionado sobre o combate ao crime organizações e atuação de facções criminosas no Estado, o secretário nacional explicou que o Plano iniciará no Rio Grande do Norte e Ceará, sendo distribuído para outros estados. “A segunda fase do plano contempla verbas para estados que possuem presídios federais, como Mato Grosso do Sul”, afirmou Videira.
Segurança nos presídios
Videira chegou a comentar, de forma indireta, sobre os protestos feitos nesta quarta-feira (20) em frente à sede da Agepen-MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul). O sindicato dos servidores pede a regulamentação da polícia penal a partir de um projeto de lei, contrariando o decreto enviado pela Agepen para a categoria.
Isso porque, atualmente, é a Polícia Militar que faz a segurança externa dos presídios. Os servidores pedem a presença da polícia penal tanto na vigilância da muralha, como na escolta dos presos à unidades de saúde. “Aqui no Estado temos cerca de 20 mil presos, 40% de crimes relacionados ao tráfico de drogas. Com o aumento das apreensões e prisões, é preciso mais agentes para atender à população carcerária”, disse brevemente o secretário.
A visita do secretário nacional à Aquidauana e Dourados está programada para a sexta-feira (22). O sobrevoo a fronteira com o Paraguai, entretanto, também deve acontecer amanhã, mas está condicionado ao tempo chuvoso na região, como nos últimos dias.
Além dos secretários municipais e estaduais de segurança pública, participaram da reunião o delegado geral da Polícia Civil Marcelo Vargas, o comandante geral da Polícia Militar em exercício, Coronel Renato dos Anjos Garnes, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson do Amaral, a coordenadora geral de perícia Glória Suzuki, o diretor do DOF (Departamento de Operações da Fronteira) coronel Wagner Ferreira da Silva e o subcomandante da Polícia Militar Rodoviária João Paulo Chink.
Notícias mais lidas agora
- ‘Snow II’: Advogados e policiais integravam organização que monitorava cargas de drogas
- Pelo 8° dia consecutivo, Porto Murtinho é a cidade mais quente do país
- Bêbado, motorista invade parque infantil com S-10 desgovernada em praça no Cerejeiras
- Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
Últimas Notícias
Carro fica destruído após colidir contra caminhão na BR-376
Ocupantes do veículo foram socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal
Favorita? Gracyanne é a mais pesquisada entre todos os participantes do BBB 25
Estudo do Google Trends mostra que a musa fitness foi a mais buscada desde o anúncio de sua participação no BBB 25
Movimenta CG oferece atividade física com aulas gratuitas para população de Campo Grande
As inscrições são feitas nos locais das aulas
Azul garante volta das operações em Dourados com voos direto para São Paulo
Mesmo otimista, prefeito do município evitou falar em prazos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.