Em busca da paz entre índios e sitiantes, polícia vai à área de conflito em Dourados

O Batalhão de Choque, policiais militares de Dourados e agentes da Polícia Federal, em uma força-tarefa, se deslocaram na tarde desta sexta-feira (12) até a região onde está ocorrendo conflito entre grupos indígenas e pequenos produtores rurais, nos arredores da Aldeia Bororó. O clima no local é tenso desde a quarta-feira (10). No local, um […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Batalhão de Choque, policiais militares de Dourados e agentes da Polícia Federal, em uma força-tarefa, se deslocaram na tarde desta sexta-feira (12) até a região onde está ocorrendo conflito entre grupos indígenas e pequenos produtores rurais, nos arredores da Aldeia Bororó. O clima no local é tenso desde a quarta-feira (10).

No local, um militar ficou ferido depois que o vidro da viatura que ele estava ser atingido por uma pedra. Nesta sexta, as equipes deixaram a delegacia da PF no município e seguiram em comboio até a área de conflito.

Conforme o Dourados News, sitiantes estariam sendo impedidos de plantarem nas áreas. Integrantes do grupo ainda teriam ateado fogo em alguns pontos.

Os indígenas reivindicam a inclusão das terras na Reserva Indígena de Dourados. São quase 80 hectares dos 3.600 hectares da reserva simplesmente desapareceram ao longo do século, segundo estudo da Funai. O grupo de índios acusa os sitiantes de terem se apossado das terras.

Denúncia

Além dos danos causados a viatura que resultou no ferimento do policial, houve furtos de palanques instalados pelos sitiantes e disparos de arma de fogo durante o conflito.

Conteúdos relacionados