Desorientação espacial pode ter ocasionado queda de avião que matou dois em MS
Polícia ainda investiga o acidente com a queda da aeronave particular
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ainda no início das investigações sobre a queda da aeronave monomotor, prefixo PU-VVB, que ocorreu na manhã de quinta-feira (13), a Polícia Civil vê um primeiro cenário que remete à desorientação espacial, ou ‘vertigem de piloto’. O avião era pilotado por Valquírio Baseggio e ocupado também pelo sobrinho Rubens Borgo, que morreram no acidente.
A queda da aeronave aconteceu na região de São Gabriel do Oeste, aproximadamente 130 quilômetros distante de Campo Grande. Inicialmente, foi falado em mau tempo ou pane na aeronave. No entanto, a delegada Ana Cláudia Medina, titular da Dracco (Departamento de Repressão a Corrupção e ao Crime Organizado), responsável pelas investigações, afirmou que o primeiro cenário do acidente remete à desorientação espacial.
Ainda de acordo com a autoridade policial, ainda é cedo para falar o que pode ter ocasionado isso e que a Polícia Civil segue apurando todos os dados. Também pela leitura do voo via radar, acredita-se que Valquírio retornaria para São Gabriel do Oeste, momentos após ter decolado, mas acabou sofrendo a queda.
Desorientação espacial é a condição em que o piloto não consegue determinar acuradamente a localização da superfície terrestre. Com isso, acaba experimentando ilusões sensoriais, que podem levar o piloto a se sentir desorientado.
Queda da aeronave
No fim da tarde de quinta-feira, foi informado o desaparecimento da aeronave, que tinha saído de São Gabriel do Oeste com destino ao Rio Grande do Sul. O avião decolou entre 6 e 7 horas da manhã e desapareceu no radar, sendo encontrado já no fim da tarde em um milharal entre São Gabriel e Bandeirantes.
A aeronave era de pequeno porte, modelo RV-9, foi encontrada por equipes do Esquadrão Pelicano da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros de Coxim. O voo seria realizado em quatro horas e a aeronave tinha autonomia para cinco horas. Por não chegar ao destino, foi acionado o Salvaero (Serviço de Busca e Salvamento) da FAB (Força Aérea Brasileira).
Valquírio e Rubens foram encontrados mortos no momento em que as equipes de salvamento, chegaram ao local. O piloto, conhecido como “Mané”, era muito conhecido na região, como produtor rural em Coxilha (RS) e Mato Grosso do Sul, publicou o site gaúcho, O Nacional. Bassegio também era presidente do Clube de Tiro e Caça de Passo Fundo, além de destacado colecionador de veículos antigos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Sem acordo: moradores pedem indenização por fedor ‘insuportável’ de frigorífico em Campo Grande
JBS já manifestou desinteresse em conciliação devido ao grande número de ações
Quadrilha especializada em furtos de caminhonetes é presa em Dourados
Quatro pessoas foram levadas para a sede do SIG em Dourados
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.