Operação Eu Vejo Você, homem de 29 anos é irmão de Douglas Willian Santos de Almeida, de 24 anos, assassinado na noite do último domingo (5) no Celina Jallad. Três armas de fogo foram apreendidas com o suspeito, que alegou serem do irmão.

Conforme apurado pelo Midiamax, o homem tinha uma pistola e dois revólveres na casa, no Caiobá, sendo que um dos revólveres estava na cintura no momento da abordagem policial. Ele relatou aos policiais civis que as armas eram do irmão ‘Douglinhas’ e que levou para casa após o irmão morrer.

O homem também disse não saber o motivo da execução do irmão mais novo e também que, quando os policiais chegaram, estava com a arma na cintura por pensar que poderiam ser pessoas ligadas ao assassinato. Ele não tentou reagir à abordagem e foi preso em flagrante pelo porte ilegal de armas de fogo.

Foi arbitrada fiança de R$ 10 mil para o suspeito, que não foi recolhida. Preso na operação, ele é apontado pela Polícia Civil como chefe de uma quadrilha especializada no furto e de veículos. Um grupo de aproximadamente 10 adolescentes atuava nos crimes, furtando motos e carros e levando até a oficina que o suspeito é proprietário.

Na oficina, os veículos eram desmanchados em poucos minutos e já revendidos ou repassados para outros desmanches ilegais. Um dos adolescentes envolvidos já foi apreendido várias vezes pela polícia e chegava a furtar quatro veículos em um único dia.

Operação

Segundo o delegado Roberto de Oliveira Guimarães, da (Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos), delegacia responsável pela operação, os adolescentes andavam em busca de motos e carros mais fáceis de furtar, que não tinham sistema de alarme, por exemplo.

Eles também procuravam os veículos em locais onde sabiam que ficariam estacionados por algum tempo, como em supermercados, faculdades e no Centro. Os veículos furtados logo eram levados até a oficina e em meia hora desmanchados.

A operação ‘Eu Vejo Você’ foi denominada assim porque o chefe da quadrilha não tocava nos veículos, apenas comandava as ações. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão.

Atuaram na operação 40 policiais da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos), Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos), (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude) e Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros).

Morte de ‘Douglinhas’

O morador do bairro contou que estava limpando o quintal e tomando tereré quando o amigo Douglas chegou e pediu uma cadeira para sentar. Ele foi até os fundos da residência buscar a cadeira de fio, quando ouviu o barulho dos tiros.

Quando saiu na frente da residência, o amigo já percebeu as marcas de tiro no portão e viu Douglas caído. “Foi tudo muito rápido”, contou o morador, que relatou ainda que os autores chegaram a tentar levar a vítima já baleada no carro, mas foram embora.

Além de Douglas, outro homem de 24 anos e uma adolescente de 15 anos foram feridos. Os três foram encaminhados para a unidade de saúde do Coophavila e Douglas não resistiu aos ferimentos.