Mais uma vítima do novo golpe aplicado por estelionatários — que conseguem acessar remotamente celulares e limpar contas bancárias —, procurou a delegacia de Polícia Civil em Campo Grande, nesta quinta-feira (12). Pedindo uma suposta atualização cadastral, os bandidos conseguiram espelhar o celular e tiraram R$ 2,2 mil da conta bancária do Bradesco de um idoso de 64 anos.

A vítima conta que, nesta quarta-feira (11), recebeu uma mensagem em seu celular como se fosse do banco Bradesco, com um link pedindo atualização cadastral. Foi então solicitado o número da conta-corrente e o número do telefone da vítima. Ao fazer os procedimentos, houve um pedido para aguardar a atualização dos dados, foi quando a vítima constatou o golpe.

O idoso verificou que havia sido transferido de sua conta o valor de R$ 2.225,00, para conta de outra pessoa da mesma agência. O nome do titular da conta foi informado, mas não será divulgado pela reportagem do Midiamax.

O idoso então entrou em contato com o funcionário da agência, quando foi informado que o celular dele havia sido clonado e feito um espelhamento para acessar sua conta bancária. O idoso ainda afirmou que não forneceu qualquer senha durante a suposta atualização cadastral.

Novo golpe de acesso remoto

Na última semana, novo golpe aplicado por estelionatários acabou pegando uma vítima, de 66 anos, de surpresa. Em tratamento por causa de um câncer e com dinheiro guardado para pagar os exames, a vítima teve R$ 10.432,22 retirados das contas após acreditar que estava falando com funcionários dos bancos.

Uma suposta funcionária do banco orientou a vítima a baixar o aplicativo, chamado AnyDesk. A vítima baixou o aplicativo e a criminosa, ao telefone, pediu o número que apareceria após o aplicativo ser instalado. “Eu passei, não era senha, não era do meu aplicativo do banco, então passei”.

Com isso, os criminosos conseguiram controlar remotamente o celular da vítima, a distância. “Imediatamente a tela do meu celular começou a mexer sozinha e eles fizeram vários PIXs. Não conseguia desligar o aparelho, nem sair do aplicativo da Caixa”, disse a vítima. Ela ainda conseguiu tirar um print do momento em que os PIXs eram feitos e gritou pela filha.

Ainda assim, a criminosa disse ao telefone: “Não fica nervosa, é assim mesmo. Daqui 12 horas a Caixa vai te ressarcir todo o valor”, enganando a vítima. Antes de desligar, a mulher ainda falou que viu que a vítima tinha conta no Bradesco e em outro banco e disse para ela entrar em contato.

Durante todo o tempo, os criminosos demonstraram ser pessoas bem instruídas, passando número de protocolos, solicitando o e-mail da vítima para enviar relatórios do atendimento. “Eles tinham todo o aparato, eram pessoas educadas e instruídas”, disse a vítima. Quando desligou o telefone, ela tentou chamar o gerente do Bradesco pelo WhatsApp.

Neste momento, o telefone fixo tocou e um homem disse ser o gerente, inclusive citando o nome. Novamente a vítima acreditou que era ele e contou que o celular foi invadido e o dinheiro todo retirado da conta. O criminoso acabou passando outro golpe na vítima, pediu para ela abrir o aplicativo do Bradesco e os suspeitos, ainda controlando o celular da vítima remotamente, também limparam essa conta bancária.

Ainda segundo ela, outras duas pessoas também teriam passado pela mesma situação. Sem tanto conhecimento da tecnologia, a vítima mal sabia que alguém poderia mexer no celular dela remotamente.

Quais cuidados devo tomar?

Em abril deste ano, o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) identificou um detento que, mesmo do Instituto Penal, conseguiu aplicar mais de 80 golpes. “Muitos autores são presidiários, que contam com logística de fora do presídio para fazerem a ‘correria’”, destacou a delegada titular, Ana Cláudia Medina.

Ainda conforme a delegada, a primeira orientação é sempre não fornecer dados pessoais quando a vítima recebe ligações de pessoas dizendo serem de bancos. “Se possível, contate o gerente ou responsável pelo banco indo direto na agência para verificar se tem alguma situação pendente que necessite do fornecimento desses dados”. A recomendação em todos os casos é que, de forma alguma, a pessoa forneça dados pessoais pelo telefone, principalmente se não forem números oficiais das agências bancárias.

“A criminalidade sempre busca alguma falha ou lacuna para inovar as formas de fraude. Os dados pessoais não podem ser fornecidos para alguém que não se conhece”, ressaltou a delegada. Também segundo Medina, outros tipos de negociação pela internet, como de venda de produtos, devem ser feita de maneira a não se fornecer dados pessoais de documentação ou endereço.

Uma maneira de identificar o golpe é perceber que a pessoa que liga para a vítima acaba pedindo dados para distrair a pessoa e a “segura” na ligação. Assim, não a deixa confirmar os fatos. “Nunca forneça detalhes de dados bancários, por telefone ou WhatsApp, não mande fotos dos documentos”, pontuou a delegada.

Uma vez identificado o golpe, mesmo se a vítima não tiver prejuízo, é necessário que procure a delegacia. “É importante que informe por meio do boletim de ocorrência, para que as forças de Segurança tenham conhecimento das formas como os estelionatários estão aplicando os golpes. Não há vergonha alguma em dizer que caiu em um golpe e é importante comunicar, para que a polícia oriente e novas vítimas não caiam, evitando que os criminosos enriqueçam por meio das fraudes”, finalizou.