Na quinta-feira (1º), foi concedida liberdade provisória com medidas cautelares ao rapaz de 22 anos, baleado e detido em flagrante ao tentar furtar uma conveniência no Centro, em Campo Grande. O caso aconteceu na noite de terça-feira (30), quando o proprietário do estabelecimento atirou contra o suspeito após a esposa dele quase ser agredida.

Em audiência de custódia, o juiz entendeu que pelas condições do delito e pela natureza do crime, aliado ao fato de que o autor já responde a outros dois processos por crimes de mesma natureza, é cabível concessão de medida cautelar mais branda. Para o magistrado, não há indícios de que a liberdade do acusado prejudicará o andamento do processo.

Com isso, a prisão em flagrante foi convertida em liberdade provisória, com aplicação das medidas cautelares. São elas o uso de tornozeleira eletrônica por 180 dias e recolhimento domiciliar noturno, aos finais de semana e feriados. Conforme apurado pelo Midiamax, o rapaz era considerado foragido, com mandado de prisão expedido contra ele uma semana antes do crime.

Entenda o caso

No dia 23 de março foi expedido mandado de prisão contra o suspeito, por furto qualificado. No caso em questão, ele cometeu uma série de furtos em setembro de 2020. O rapaz ainda tem várias passagens pelo mesmo crime e também por roubo majorado.

Segundo as informações da polícia, o comerciante de 40 anos tem registro legal para posse da arma utilizada, com validade até 2023. Em fevereiro de 2020, o mesmo estabelecimento comercial já tinha sido alvo de tentativa de furto por um ladrão que usou tampa de bueiro para quebrar a porta de vidro.

Tentativa de furto

Segundo o registro da Polícia Militar, equipe da Força Tática do 1º Batalhão foi acionada para ir até a conveniência na Avenida Bandeirantes, esquina com a Rua 26 de Agosto, onde uma pessoa tinha sido ferida a tiro. No local, constataram que se tratava do autor da tentativa de furto.

O comerciante portava a pistola calibre .380, com um carregador com 8 munições intactas, que entregou aos policiais militares e também apresentou o registro. Já o rapaz de 22 anos estava caído no chão, se queixava de dores nas costas e tinha uma perfuração no abdômen. Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa.

O dono da conveniência então contou que estava em casa, nos fundos, quando ouviu os cachorros latindo e um barulho. Ele foi até a loja e encontrou o suspeito no local, com o pé de cabra em mãos. Neste momento, o autor foi para cima da esposa do comerciante, que gritou, e o homem reagiu usando a pistola.

Os policias pontuaram que o comerciante fez dois disparos, sendo que apenas um atingiu a vítima. Mesmo com a arma carregada, ele teria atirado no intuito de conter o bandido. O rapaz foi levado ao sob escolta e responderá pela tentativa de furto. Foi constatado que ele tentaria furtar 3 garrafas de vodka, 18 isqueiros e 31 carteiras de cigarro.

A princípio, o rapaz teria ficado paraplégico depois de ser ferido pelo tiro. Ele foi levado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a Santa Casa com uma lesão grave na medula, sem indicação cirúrgica no momento. Até quarta-feira (31) ele já havia realizado procedimento cirúrgico pela cirúrgica geral por conta da lesão abdominal.