Pular para o conteúdo
Polícia

Asilo recebe ameaças após confusão com nome de instituição onde idosos eram maltratados

Casa de abrigo particular procurou a polícia
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Nesta quinta-feira (25), asilo particular que fica na Vila Planalto registrou boletim de ocorrência após sofrer várias ameaças de agressões e dano ao estabelecimento, tudo por uma confusão com o nome da casa de idosos denunciada por maus-tratos. A denúncia contra a casa de acolhimento pública foi feita na última semana e resultou no afastamento da diretora.

Segundo a proprietária do asilo particular, que não tem qualquer vínculo com a outra instituição, apenas nomes parecidos, várias pessoas fizeram confusão. Assim, populares deixaram de procurar os serviços do local, bem como fizeram ameaças, dizendo que quebrariam o asilo e agrediriam os funcionários.

Para as pessoas que telefonaram para o asilo, o fato foi esclarecido. O caso é tratado pela Polícia Civil como preservação de direito. O Jornal Midiamax não divulgou o nome das instituições, para não expor as possíveis vítimas de maus-tratos.

Afastamento da diretora

Foi determinado no dia 19 o afastamento imediato da diretora da ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idoso), pela juíza Katy Braun, da Vara da Infância, e do Idoso. Além do afastamento, também foi determinada uma medida protetiva, sendo que a acusada deve manter distância de pelo menos 300 metros dos idosos.

O Jornal Midiamax apurou que a dirigente não está mais na instituição. Porém, não é descartado que ela faça o trabalho em home office, já que não há um pedido de afastamento do cargo, segundo a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).

No caso de pedido e afastamento do cargo, a Composição da Casa assumiria o asilo. Outro processo sobre as mesmas denúncias, um pedido de tutela de urgência, tramita na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

Nessa quarta-feira (24), a SAS afirmou que acompanha todas as tratativas e deliberações do e do Poder Judiciário e uma equipe da Vigilância Socioassistencial da Gestão do Sistema Único de Assistência Social está no asilo para monitorar a execução do Serviço de Acolhimento Institucional — com intuito de preservar os direitos dos idosos acolhidos.

A denúncia

Consta na denúncia que gravações apontam abusos concretos contra dois idosos do local, sendo que uma das idosas possui demência e transtorno bipolar afetivo, e seria um dos alvos da servidora, que discriminaria os idosos com doenças psiquiátricas e em processo demencial.

O pedido de medida de proteção acabou se estendendo a todos os idosos que residem no asilo. De acordo com o documento, os idosos eram submetidos a tratamentos vexatórios, constrangedores e desumanos. Ainda segundo a denúncia, existem indícios fortes de que a dirigente negava atendimento médico necessário aos idosos com demência na tentativa de ‘livrar’ a instituição dos idosos que necessitavam de mais cuidados.

Em junho deste ano, familiares da idosa — vítima de maus-tratos na instituição — passaram a ser pressionados para que a mulher fosse retirada do asilo, após um surto e ter de ser encaminhada para o Caps.

A família da idosa, inclusive, teria recebido mensagens fazendo pressão para que a vítima fosse retirada da instituição, afirmando que a idosa não tinha contrato com o asilo. Um enfermeiro que trabalhou no local por sete anos, ainda quando a instituição tinha outro nome, confirmou os maus-tratos cometidos pela dirigente contra os idosos no local.

Ele disse que a dirigente não tinha tato e aptidão para lidar com idosos, sobretudo os que tinham patologia de ordem mental ou neurológica e praticava atos que os amedrontavam. Os episódios não eram casos isolados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vista aérea de Caarapó. Prefeitura contratou serviço de outsourcing para atender pastas. (Divulgação)

Outsourcing: Caarapó contrata empresa para terceirizar compras por R$ 14 milhões

Após derrota, José Aldo anuncia aposentadoria do MMA

papa mães

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Família lamenta morte de fisiculturista que competia em MS: ‘uma pessoa incrível’

Últimas Notícias

Cotidiano

Em maio, consultório móvel veterinário atenderá três bairros em Campo Grande

Os atendimentos são realizados por distribuição de senhas, sendo 5 para consultas e 5 para castração, por período

Polícia

Sem contato com filhas há 2 anos, homem procura delegacia em Campo Grande

Pai teria sido informado pela escola que a filha mais velha estaria morando na cidade do Rio de Janeiro

Cotidiano

Queda de árvore tumultua moradores no Jardim Colúmbia, que alertam: ‘mais árvores podem cair’

Situação aconteceu no fim de semana do Dia das Mães

Política

Comissão debate ações para o desenvolvimento agrário nesta segunda na Alems

O evento acontece no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, a partir das 15h