Menos de uma semana após notícia do Jornal Midiamax revelar várias marcas de pés em um muro, que liga os fundos da Casa do Albergado em Campo Grande a um terreno, a parede foi pintada novamente de branco. A denúncia de moradores da região é de que os presos saem pelo telhado e escalam o muro, por onde voltam antes de assinarem a saída do presídio.

Nesta quinta-feira (16), seis dias após notícia sobre as marcas de pés feitas no muro por conta do barro, a parede estava pintada. As marcas de barro indicam que, possivelmente, presos saiam após darem entrada na unidade, que é para recolhimento noturno no cumprimento de regime aberto. Depois, eles voltam para assinarem a saída na manhã seguinte.

Moradores na região relataram ao Midiamax que já viram várias vezes os presos saindo. Uma mulher, de 44 anos, que mora no bairro disse: “A gente fica muito preocupado, isso é um descaso, acho que eles fazem de conta que não veem”, se referindo aos agentes que trabalham na unidade. Isso, porque os presos andam pelo telhado para terem acesso ao muro e há câmeras de segurança no muro.

“Durante o dia você vê eles andando e escondendo coisas no mato, já presenciamos assassinato, vi eles andando em volta, não é seguro”, finalizou.

Outro morador da região, de 46 anos, relatou que já viu grupos de presos pulando o muro e indo para a rua. “Junta uns 5 ou 6, um sobe nas costas do outro e lá de cima puxam uma corda”, disse.

Ainda segundo o homem, isso costuma acontecer por volta das 22h30, aproximadamente meia hora após os presos darem entrada na unidade. “Falando a verdade, às vezes, eles ganham dinheiro ou alguma coisa para fazer de conta que não veem”, disse a testemunha sobre os funcionários da Casa do Albergado.

Outro morador na região, de 25 anos, que há quatro mora nas proximidades do bairro, também conta que soube de saídas de presos. “Já ouvi também relatos de pessoas sendo assaltadas no horário que eles saem”, contou. “Você vê claramente que eles estão saindo durante a madrugada”, disse sobre as marcas dos pés no muro.

Melhorias

Em nota, a (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que além da pintura, também fez outras melhorias para garantia de segurança na unidade. “A Agepen informa que tem buscado aprimorar a segurança no Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande para coibir qualquer ação ilícita. Além do aumento da iluminação, foi realizada a pintura do muro lateral, na parte externa, bem como, instalação de novas câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos.“, diz a nota.

*Matéria editada às 17h20 para acréscimo de informação