Pular para o conteúdo
Polícia

Após denúncia por maus-tratos a idosos, SAS vai a asilo para acompanhar trabalho

Juíza determinou afastamento imediato da diretora da instituição
Arquivo -
Casos de maus-tratos foram filmados
Casos de maus-tratos foram filmados

Após denúncias feitas pelo (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) contra uma casa de acolhimento de idosos em , a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) afirma que uma equipe foi ao local, para monitorar o trabalho no asilo. A diretora teve o afastamento imediato determinado no dia 19 de novembro.

A decisão é da juíza Katy Braun do Prado, da Vara da Infância, e do Idoso, que determina o afastamento imediato da diretora do asilo. Outro processo sobre as mesmas denúncias, um pedido de tutela de urgência, tramita na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

O juiz David de Oliveira Gomes Filho determinou, na segunda-feira (22) a busca e apreensão do equipamento de registro de filmagens do circuito interno de segurança do asilo. Também foi determinada realização de estudo psicológico do caso, de moto que os idosos sejam ouvidos, para avaliação de maus-tratos a eles ou não.

Já nesta terça-feira (23), o magistrado solicitou ao MPMS que esclareça se há intenção de que o estabelecimento seja interditado ou que os idosos sejam transferidos para outra instituição. O MPMS, no mesmo dia, excluiu o pedido de afastamento da diretora neste processo, já que o mesmo pedido já tinha sido feito e acatado em outra vara.

Ainda conforme a SAS, a secretaria acompanha todas as tratativas e deliberações do MPMS e do Poder Judiciário e uma equipe da Vigilância Socioassistencial da Gestão do Sistema Único de Assistência Social está no asilo para monitorar a execução do Serviço de Acolhimento Institucional. Isso, com intuito de preservar os direitos dos idosos acolhidos.

O que diz a denúncia

Consta na denúncia que gravações apontam abusos concretos contra dois idosos do local, sendo que uma das idosas possui demência e transtorno bipolar afetivo, e seria um dos alvos da servidora, que discriminaria os idosos com doenças psiquiátricas e em processo demencial.

O pedido de medida de proteção acabou se estendendo a todos os idosos que residem no asilo. De acordo com o documento, os idosos eram submetidos a tratamentos vexatórios, constrangedores e desumanos. Ainda segundo a denúncia, existem indícios fortes de que a dirigente negava atendimento médico necessário aos idosos com demência na tentativa de ‘livrar’ a instituição dos idosos que necessitavam de mais cuidados.

Em junho deste ano, familiares da idosa — vítima de maus-tratos na instituição — passaram a serem pressionados para que a mulher fosse retirada do asilo, após um surto e ter de ser encaminhada para o Caps.

A família da idosa, inclusive, teria recebido mensagens fazendo pressão para que a vítima fosse retirada da instituição, afirmando que a idosa não tinha contrato com a instituição. Um enfermeiro que trabalhou no local por sete anos, ainda quando a instituição tinha outro nome, confirmou os maus-tratos cometidos pela dirigente contra os idosos no local.

Ele disse que a dirigente não tinha tato e aptidão para lidar com idosos, sobretudo os que tinham patologia de ordem mental ou neurológica e praticava atos que os amedrontavam. Os episódios não eram casos isolados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Palmeiras venceu o Botafogo-SP, mas deixou o campo reclamando do VAR (Cesar Greco, Ag. Palmeiras)

Palmeiras e Botafogo estreiam hoje no Mundial de Clubes

Carro tem a traseira destruída após batida com caminhonete em Campo Grande

Homem é esfaqueado na Avenida Salgado Filho e socorrido em estado grave

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Arma que matou mãe tinha registro federal de uso exclusivo para defesa do lar

Últimas Notícias

Trânsito

Jovem em moto de alta cilindrada fica ferido após colisão com carro na Afonso Pena

Moto, de 900 cilindradas, ficou destruída após o acidente na manhã deste domingo (15)

MidiaMAIS

Atitude 67 se apresenta neste domingo no Parque das Nações Indígenas

Show é gratuito e faz parte do MS ao Vivo

Sérgio Cruz - O dia na história

1915 – Criado o município de Três Lagoas

Pela lei n° 706, de 15 de junho de 1915, sancionada pelo governador Augusto da Costa Marques, é criado o município Três Lagoas, desmembrado de Paranaíba. Seu primeiro intendente geral interino, foi Sebastião Fenelon da Costa. Iniciada em 1911 com a chegada da estrada de ferro, em área doada por Antonio Trajano dos Santos e … Continued

Trânsito

Dois morrem e criança fica ferida em acidente entre ônibus e caminhão na BR-262

Uma peça do caminhão teria se desprendido e atingido os passageiros das três primeiras fileiras do ônibus