Um homem de 25 anos suspeito de integrar uma organização criminosa que atua no tráfico interestadual de drogas, foi preso em uma ação conjunta da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e da Polícia Civil do (MS). A prisão ocorreu nessa terça-feira (16), em Campo Grande.

A equipe da Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) realizou o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão que foi expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Guarapari, frutos de uma investigação iniciada em maio deste ano, pela Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc/PCES) de Guarapari.

Segundo informações da Dracco, no dia 18 de maio de 2021, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu aproximadamente 50 kg de cocaína, ao abordarem um veículo com placas de Campo Grande, no momento em que ele passava pelo km 347 da BR 101, em Guarapari. A droga estava escondida no forro do veículo.

“Instauramos um Inquérito Policial para investigar a origem do entorpecente, bem como o remetente e o destinatário da carga. Verificamos que a origem da droga era Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e o destino, Vitória”, relatou o titular da Denarc de Guarapari, delegado Guilherme Eugênio Rodrigues.

Após a identificação da origem da droga, a Denarc contou com o apoio operacional do Dracco para dar cumprimento aos mandados de busca e apreensão, bem como ao mandado de prisão expedidos pela Justiça do Espírito Santo.

Durante as diligências, a equipe do Dracco descobriu que o investigado veio a óbito, após contrair Covid.

“Cumprimos os mandados de busca, que resultaram na apreensão de maconha e munições. Um homem estava na residência e foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e tráfico de drogas. Também apreendemos objetos de interesse da investigação e um veículo Hyundai Azera, cujos indícios apontam ter sido adquirido com proveito do crime”, relatou a diretora do Dracco/PCMS, delegada Ana Claudia Oliveira Marques Medina.

O detido foi encaminhado para o sistema prisional do Estado do Mato Grosso do Sul. As informações coletadas pela PCMS corroboram a existência de uma associação criminosa sediada em Campo Grande cujo objetivo é transportar drogas para o Estado de Espírito Santo. As investigações continuam.