Pular para o conteúdo
Polícia

Presos na Omertà vão à Justiça contra Agepen e querem volta para presídio da Capital

A defesa dos guardas municipais presos na Operação Omertà, no dia 27 de setembro de 2019 pede para a volta dos réus para presídio em Campo Grande. Seis réus foram transferidos da Capital para presídios do interior, no dia 21 de dezembro do ano passado. No início do mês, a Justiça negou o pedido da […]
Arquivo -
No início de janeiro Justiça negou volta para presídio da Capital (Henrique Arakaki
No início de janeiro Justiça negou volta para presídio da Capital (Henrique Arakaki

A defesa dos guardas municipais presos na Operação Omertà, no dia 27 de setembro de 2019 pede para a volta dos réus para presídio em Campo Grande. Seis réus foram transferidos da Capital para presídios do interior, no dia 21 de dezembro do ano passado.

No início do mês, a Justiça negou o pedido da defesa para que os réus voltassem a ocupar celas de presídio em Campo Grande. No último dia 5 de janeiro, os advogados Márcio Souza de Almeida e Lucas Caique da Silva Palermo entraram com mandado de segurança contra o diretor-presidente em exercício da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), Acir Rodrigues afirmando que não foi apresentada aos recorrentes, advogados a motivação para movimentação dos apelantes.

Ainda segundo a defesa, os réus estão detidos em celas com presos comuns colocando a vida deles em risco. Ainda segundo a peça, os réus estão sem as visitas de familiares, que não tem condições de fazerem viagens para o interior para as visitas. A defesa ainda alega que poderia ser feito o uso de tornonzeleira eletrônica. Por fim, os advogados pedem pela volta com urgência dos guardas para uma unidade prisional da Capital.

A transferência aconteceu depois da descoberto um plano de fuga do grupo, que estava recolhido no Centro de Triagem, no Complexo Penitenciário do Noroeste, pela Agepen.

Igor e Eronaldo foram removidos para o PED (Presídio Estadual de Dourados). Já Alcinei, Rafael Peixoto e Robert foram encaminhados para o Presídio Estadual de Naviraí. Eurico dos Santos Motta, hacker que teria fornecido dados para a execução por engano de Matheus Coutinho Xavier, foi encaminhado para estabelecimento em .

Omertà

O Garras e o , com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão preventiva, prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campo Grande e Bonito.

A ação levou a prisão de policiais civis, guardas municipais, policial federal e até militar do Exército, suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de armada, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.

As investigações do Gaeco tiveram início em abril deste ano, com o objetivo de apoiar as investigações dos homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier, conduzidas pelo Garras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Milei restringe imigração e permanência de estrangeiros na Argentina

Salve o Vinil! Encontro de troca e venda reúne amantes do item nostálgico em Campo Grande

VÍDEO: Influencer mexicana é morta a tiros durante transmissão ao vivo no TikTok

Mulher que ajudou o filho a estuprar idosa é presa no interior de MS

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

cpi multa diretor agetran paulo

Diretor da Agetran admite: não multa ônibus do Consórcio por superlotação, mas carros sim

Últimas Notícias

Brasil

Rico Melquíades joga ao vivo na CPI das Bets e nega usa de contas demonstração

Influencer disse que "não obriga ninguém a fazer apostas"

Cotidiano

Praça abandonada vira ‘lixão’ a céu aberto no Santo Amaro, denuncia moradora 

Sisep informou que cronograma de limpeza está sendo executado por região

Esportes

Festival Mais Esporte abre inscrições para oficina gratuita de futebol de mesa

A oficina de futebol de mesa será ministrada na próxima segunda-feira (19), das 14h às 17, na UFMS

Cotidiano

VÍDEO: Pescadores encontram óleo diesel no Rio Aquidauana e denunciam suposto descarte irregular

Pescadores da região questionam mancha de óleo encontrada na água