Pular para o conteúdo
Polícia

Presos na Omertà devem ser ouvidos por videoconferência em presídio federal

As oitivas marcadas sobre a Operação Omertà para fevereiro deste ano devem acontecer com presos em outros estados, por videoconferência. A decisão é do juiz de direito, Aluízio Pereira dos Santos. Jamil Name, Jamil Name Filho, e os policiais Marcio Cavalcanti da Silva, conhecido como ‘Corno’ e o policial civil aposentado Vladenilson Daniel Olmedo, o […]
Arquivo -
Empresário está preso desde o dia 27 de setembro de 2019 (Arquivo)
Empresário está preso desde o dia 27 de setembro de 2019 (Arquivo)

As oitivas marcadas sobre a Operação Omertà para fevereiro deste ano devem acontecer com presos em outros estados, por videoconferência. A decisão é do juiz de direito, Aluízio Pereira dos Santos. Jamil Name, Jamil Name Filho, e os policiais Marcio Cavalcanti da Silva, conhecido como ‘Corno’ e o policial civil aposentado Vladenilson Daniel Olmedo, o ‘Vlade, estão no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

As oitivas estão marcadas para os dias 2 e 3 de fevereiro, onde deve ser feita por videoconferência para os presos em Mossoró, e com escolta até o Fórum para os detidos na Capital, e caso não haja a possibilidade que também seja adotada a videoconferência.

No início do mês, a defesa do empresário Jamil Name protocolou pedido de intimação de testemunhas. Os advogados ainda alegaram na peça que a acusação do assassinato, de Matheus Coutinho, imputada a Jamil Name seria uma ‘vingança pessoal’ do (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Segundo os advogados, a defesa do empresário estaria prejudicada já que ele estaria preso na penitenciária federal de Mossoró/RN, não conseguindo avisar seus defensores sobre as citações e prazos. Ainda segundo a defesa, Name desconheceria a acusação pelo assassinato de Matheus Coutinho, no dia 9 de abril de 2019. O estudante foi assassinado em frente a sua casa, com tiros de fuzil.

No dia 28 de dezembro foi protocolado junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), novo pedido de habeas corpus a Jamil Name. Na ocasião, o corregedor alegou que aquele estabelecimento “não comporta abrigar preso, que é idoso, com problemas de saúde que reclama tratamentos não oferecidos na unidade prisional federal”. Diante disso, o Juízo da Vara de Execução Penal da Capital recorreu pedindo suspensão liminar da determinação do colega da Justiça Federal de Mossoró.

Omertà

O (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão preventiva, prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de e .

A ação levou a prisão de policiais civis, guardas municipais, policial federal e até militar do Exército, suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de armada, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.

As investigações do Gaeco tiveram início em abril deste ano, com o objetivo de apoiar as investigações dos homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier, conduzidas pelo Garras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em fase de produção, “Quatro Luas Pantaneiras” retrata vida de mulheres no Pantanal

Atenção cidadão: serviços da Planurb serão solicitados em novo endereço

Putin nomeia delegação para negociar com Ucrânia, mas mantém dúvida sobre ida à Turquia

Família busca por idoso com esquizofrenia desaparecido em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

Colisão entre duas carretas Scania deixa motorista ferido na BR-376

Últimas Notícias

Política

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Grupo que comanda o transporte público reduz quase 80% da frota aos domingos

Esportes

Campo-grandense Judson garante vaga na convocação para a Liga das Nações Masculina 2025

Convocação coroa temporada de destaque do central, que foi vice-campeão da Superliga com o Vôlei Renata

Polícia

Homem que tentou matar ex-companheira com 7 facadas na frente dos filhos é preso em MS

Suspeito foi preso em Costa Rica no fim da tarde dessa terça-feira (13), quase um mês após o crime

Polícia

Fogo consome residência enquanto família dormia no interior de MS

Apesar do susto, ninguém ficou ferido