Pular para o conteúdo
Polícia

Defesa recorre ao STF em nova tentativa de tirar Jamil Name de Presídio Federal

No dia 28 de dezembro foi protocolado junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), novo pedido de habeas corpus a Jamil Name. O empresário foi preso em 27 de setembro deste ano, apontado como principal alvo da Operação Omertà, que partiu da investigação de organização criminosa envolvida em crimes de milícia e pistolagem em Mato Grosso […]
Arquivo -
Foto: José Cruz | Agência Brasil
Foto: José Cruz | Agência Brasil

No dia 28 de dezembro foi protocolado junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), novo pedido de habeas corpus a . O empresário foi preso em 27 de setembro deste ano, apontado como principal alvo da , que partiu da investigação de organização criminosa envolvida em crimes de milícia e pistolagem em Mato Grosso do Sul.

O pedido deve ser analisado pelo ministro Luiz Fux nos próximos dias. Name teve o último pedido de habeas corpus negado pelo STJ (Supremo Tribunal de Justiça), em decisão do Ministro Rogério Schietti Cruz. Conforme a decisão, o Juízo da 1ª Vara de Execução Penal de recorreu ao STJ alegando conflito de competência, diante da decisão do corregedor da Penitenciária de Mossoró, que negou o ingresso de Jamil Name no Sistema Penitenciário Federal e determinou sua devolução ao estado de origem.

Na ocasião, o corregedor alegou que aquele estabelecimento “não comporta abrigar preso, que é idoso, com problemas de saúde que reclama tratamentos não oferecidos na unidade prisional federal”. Diante disso, o Juízo da Vara de Execução Penal da Capital recorreu pedindo suspensão liminar da determinação do colega da de Mossoró.

No pedido, foi alegado que Name seria um dos líderes de um grupo de extermínio, com alto poder financeiro e bélico – organização criminosa sofisticada e estruturada –, supostamente responsável por execuções de policiais em praça pública e que, em virtude da apuração dos fatos, correu teria dito que iria “providenciar a maior matança da história do MS, de picolezeiro a governador”.

“Por ora, há motivos suficientes que justificam a concessão da medida de urgência, notadamente porque o estado de saúde do réu, ao menos aparentemente, pode ser controlado com medicamento comum e sua transferência para Presídio estadual pode representar enorme prejuízo à ordem pública, sobretudo em face do poder bélico da organização criminosa que lidera”, afirmou o ministro Schietti.

“À vista do exposto, por cautela, defiro o pedido formulado pelo Juízo suscitante para que seja imediatamente suspensa a determinação de devolução do condenado Jamil Name, feita pelo Juízo Federal suscitado, até o julgamento de mérito deste conflito de competência”, decidiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpe das tarifas recíprocas de Trump foi maior do que se esperava, aponta Capital Economics

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Mulher é presa por jogar água fervente no vizinho enquanto ele dormia

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Corinthians é frágil na defesa, perde para o Huracán e encerra período invicto em Itaquera

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Comarca de Bonito abriu inscrições para o processo seletivo de estágio

Inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril

Brasil

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Agora, o texto segue para sanção presidencial

Le Blog Maria Antonia

Em visita ao Brasil, Angelina Jolie participa de rituais no Xingu com líderes indígenas

Angelina Jolie está no Brasil ! Angelina Jolie foi vista nesta quarta-feira (2) em uma aldeia indígena localizada no Parque Nacional do Xingu, no estado do Mato Grosso. Acompanhada do cacique Raoni Metuktire , uma das mais importantes lideranças do povo Kayapó e símbolo da luta pelos direitos dos povos originários , Jolie participou de … Continued

Polícia

452 Kg de cocaína é apreendido em caminhão com minério de ferro na BR-262

O motorista disse ter carregado em Corumbá e levaria a droga até Campo Grande