Mais um adolescente que fugiu da Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco foi recapturado em . O adolescente, de 15 anos, foi recapturado pelo GOI (Grupo de Operações e Investigações) da Polícia Civil na madrugada deste domingo (12). Ele havia fugido há quase um mês, quando houve um motim e 26 adolescentes escaparam da unidade.

O adolescente recapturado deve retornar à Unei. Durante a fuga no dia 16 de dezembro, um agente ainda chegou a ser algemado, espancado com uma barra de ferro e teve produto químico jogado nos olhos. “Vivemos momentos de terror”, relatou o agente de 50 anos que há 19 trabalha nas unidades de Campo Grande.

Ele contou ao Midiamax que os adolescentes do Pavilhão B simularam que um dos internos era espancado e os agentes de plantão, 5 no total, foram intervir. “Quando chegamos na cela, o cadeado já estava aberto”, contou.

A Polícia Civil e montaram uma força-tarefa para localizar os adolescentes que fugiram da Unei. Alguns dos fugitivos já foram recapturados e a PM continua as buscas.

Revoltas em Uneis

A revolta de adolescentes em Uneis têm sido comuns no último mês. Além da , houve uma tentativa de fuga da unidade do Los Angeles no dia 6 de janeiro. Eles teriam aberto um buraco na parede da cela, com auxílio de uma tampa de freezer. A unidade abriga cerca de 20 adolescentes e no momento, poucos agentes penitenciários faziam a segurança.

De acordo com as informações do da Polícia Militar, que ajudou a conter os internos, os dez adolescentes têm, no máximo, 17 anos de idade, e aproveitaram um momento de vulnerabilidade da unidade.

Segundo os Agentes de Segurança Socioeducativa, o motim aconteceu após alguns internos receberem atendimento psicológico – atendimento que acontece rotineiramente na unidade. Eles se recusaram a entrar no alojamento, quando passaram a jogar pedras nos agentes, que recuaram e acionaram apoio do Choque. Neste momento, os adolescentes arrancaram a tampa de um freezer e passaram a abrir um buraco na parede do prédio.