Pular para o conteúdo
Polícia

‘Patrão’ dos cigarreiros de MS, ex-PM deve ser transferido para presídio federal em Mossoró

Na última quarta-feira (25), quase um mês após a Justiça Federal em Ponta Porã ser favorável à transferência de Fábio Costa para uma unidade federal, foi feita a juntada dos documentos. O arquivo de 1.042 páginas agora será encaminhado para a Corregedoria Judicial do Presídio Federal de Mossoró (RN), para onde o réu deve ser […]
Arquivo -

Na última quarta-feira (25), quase um mês após a Justiça Federal em ser favorável à transferência de Fábio Costa para uma unidade federal, foi feita a juntada dos documentos. O arquivo de 1.042 páginas agora será encaminhado para a Corregedoria Judicial do Presídio Federal de Mossoró (RN), para onde o réu deve ser transferido.

O despacho é da 2ª Vara Federal de Ponta Porã, de terça-feira (24), com pedido da juntada dos documentos, que deveriam ser encaminhados para a Corregedoria do Rio Grande do Norte. No dia seguinte os documentos já estavam disponíveis e agora Fábio deve seguir para a unidade, após ficar mais de dois meses em um presídio no Paraná.

Após o pedido de transferência feito pelo MPF (Ministério Público Federal), a defesa de Fábio chegou a solicitar que ele não fosse para Mossoró, por causa da distância.

Denúncia e crimes

Fábio Costa, mais conhecido como Pingo ou Japonês, é ex-policial militar de Mato Grosso do Sul. Na Operação Nepsis, em 2018, ele foi apontado pelo MPF como ‘patrão’ da organização criminosa investigada, que atuava no contrabando de cigarros do Paraguai. Além de Pingo, outros três também foram denunciados como chefes da organização.

Na , consta que o grupo era responsável por formar um consórcio multimilionário, focado na criação dos “corredores logísticos de passagem”. Ou seja, rotas delimitadas pelos criminosos nas rodovias de Mato Grosso do Sul, para a entrada dos cigarros contrabandeados do país vizinho.

Como função dos patrões estavam a articulação da logística, como estabelecer as rotas, contratação e demissão de ‘gerentes’ e motoristas, também definir o valor que seria pago aos outros integrantes da organização criminosa. Além disso quais os dias em que trabalhariam e quais seriam de paralisação do transporte.

Os caminhões utilizados pelo grupo eram na maioria roubados ou furtados e tinham os sinais de identificação modificados. De forma extremamente organizada, o grupo teria feito a passagem de aproximadamente 1.000 carregamentos de cigarro para o Brasil, entre janeiro e dezembro de 2017.

Fábio foi denunciado por praticar o crime de receptação 16 vezes, 23 vezes crime contra telecomunicações, 9 vezes corrupção ativa, uma por , 9 por falsificação de documento particular e 6 por falsificação de documento público. Para o MPF, Pingo é considerado de altíssima periculosidade.

Prisão de Fábio

Mesmo com a preventiva decretada, Fábio permaneceu foragido – e na lista dos 26 mais procurados no país – até ser localizado em 11 de outubro deste ano. Ele estava na mansão em que vivia, no Salto del Guairá (PY), quando agentes da Polícia Nacional Paraguaia o encontraram.

Fábio estava em um esconderijo, em que entrava por uma churrasqueira, e ficou horas escondido no local. Depois de ser preso, foi expulso e encaminhado ao presídio em Foz do Iguaçu (PR).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira