O ex-policial militar de , Fábio Costa, também conhecido como ‘Pingo' e ‘Japonês', foi preso na noite deste domingo (11) em uma residência na cidade de Salto del Guairá, na do Paraguai com MS, a cerca de 20 km de . Ele estava em lista dos 26 criminosos mais perigosos do país divulgada em janeiro pelo então ministro da Justiça Sérgio Moro.

Ele foi encontrando no teto de uma residência em ação que reuniu a Secretaria de Operações Integradas, Abin (Agência Brasileira de Inteligência), de Ponta Porã, Polícia Nacional do Paraguai.

O criminoso é suspeito de corromper agentes públicos. Foi preso em 2011 pela Polícia Federal na Operação Marco 334, deflagrada para desarticular uma quadrilha de contrabandistas de cigarro. Ainda, é suspeito de ter participado de um ataque à casa de um inspetor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em 2017, após a apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 14 milhões.

De acordo com as informações das autoridades, Fabio atuava na região Centro-Oeste do Brasil e também em países do Mercosul. Além disso, ele é acusado de cometer crimes contra a vida (pistolagem), contrabando e descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro.