A Operação Vetus, deflagrada nesta sexta-feira (4) em todo o país, prendeu três pessoas e deferiu 15 medidas protetivas no Estado. O objetivo é apurar denúncias relacionadas a maus-tratos à idosos.

As denúncias realizadas pelo Disque 100 tiveram aumento durante o período da pandemia. Desde o mês de abril, a Polícia Civil, e Ministério da Mulher, Família e faz o levantamento dos casos em mais de 30 cidades do Estado.

A operação teve início no dia 1º de outubro, considerado o dia internacional do idoso, e já realizou mais de 70 diligências para apurar 87 denúncias. Dessas, foram instaurados 21 processos investigativos, aplicadas 15 medidas protetivas e realizado atendimento à mais de 52 idosos, vítimas de violência. Três agressores foram presos.

Os dados finais da operação apontam que já foram lavrados nove TCOs (Termos Circunstanciado de Ocorrência). Em todo o Brasil foram presas 567 pessoas.

Em Dourados, Rio Brilhante e Maracaju, a Delegacia de Atendimento à Infância, e Idoso e a 2ª Delegacia de Polícia Civil apuraram denúncias que, segundo a delegada Andréia Alves Pereira, aumentaram 40% em relação a 2019.