Após nova movimentação na Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco no domingo (26), secretário fez declaração em que garante que haverá mudanças estruturais e de gestão na unidade. Testemunhas afirmam que não houve apenas um ‘bate grade', mas sim uma tentativa de fuga dos internos.

Durante evento de entrega de viaturas para a Polícia Militar, o secretário Antônio Carlos Videira da Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e de Mato Grosso do Sul) afirmou que será reforçada a segurança naquela unidade. “Não podemos tratar como se só tivessem anjos ali, ali tem criminosos”, reforçou.

Novo episódio que precisou da atuação da Polícia Militar e aconteceu no domingo. A Sejusp-MS afirma que foi um ‘bate grade' após problemas com um visitante, que não preenchia os requisitos para entrar na . No entanto, testemunhas disseram ao Jornal Midiamax que houve uma nova tentativa de fuga, uma vez que os internos sabem das condições precárias da Unei, tanto na segurança quando na estrutura.

‘Não tem só anjos ali': secretário reafirma mudanças na Unei após nova tentativa de fuga
Unidade estaria danificada (Foto: Via WhatsApp)

O secretário novamente declarou que policiais militares da reserva são convocados e aguarda que passem por exames para que possam atuar no entorno daquela Unei, nas muralhas, já que os agentes socioeducativos não podem utilizar armas, o que acaba encorajando os internos. “Muitos que estão lá são latrocidas, autores de feminicídio, de crimes bárbaros”, afirmou Videira.

Sobre a estrutura da Unei, o secretário ainda relatou que será colocada concertina e cerca elétrica nos muros da unidade, também para evitar que pessoas de fora entrem. Agentes já haviam denunciado anteriormente que objetos entram facilmente na Unei pelas muralhas, como armas brancas, drogas e bebidas.

A respeito do que poderia ser uma falta de efetivo, o secretário afirmou que há número necessário de agentes, mas que não havia eficiência na gestão. Na última semana a diretoria da Unei Dom Bosco foi trocada. Apesar das últimas promessas, o que chega à reportagem do Midiamax é que até o momento não houve mudanças.

Testemunha que esteve naquela Unei há poucos dias relatou que a situação no local é precária, que as instalações estão bastante danificadas. Um visitante que esteve presente durante a movimentação no domingo relatou que houve sim tentativa de fuga dos internos e que poderia ser considerada um motim.

Unidades da Polícia Militar e Bombeiros estiveram no local para controlar a situação. O caso não teria sido registrado em delegacia, mas a princípio houve mais danos na unidade.