Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça nega pedido de presos na Omertà contra diretor da Agepen

A Justiça reiterou a negativa do pedido de liminar contra o diretor-presidente em exercício da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), Acir Rodrigues, feita pelos guardas municipais presos em setembro do ano passado durante a deflagração da Operação Omertà, que investigava organização criminosa de execuções no Estado. Os […]
Arquivo -
Guardas estão presos desde de setembro do ano passado (Henrique Arakaki
Guardas estão presos desde de setembro do ano passado (Henrique Arakaki

A Justiça reiterou a negativa do pedido de liminar contra o diretor-presidente em exercício da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), Acir Rodrigues, feita pelos guardas municipais presos em setembro do ano passado durante a deflagração da Operação Omertà, que investigava organização criminosa de execuções no Estado.

Os guardas foram transferidos em dezembro de 2019, do presídio de Campo Grande para estabelecimentos penais do interior do Estado. No último dia 5 de janeiro, os advogados Márcio Souza de Almeida e Lucas Caique da Silva Palermo entraram com mandado de segurança contra o diretor-presidente em exercício da Agepen afirmando que não foi apresentada aos recorrentes, advogados a motivação para movimentação dos apelantes.

Mas, o mandado de segurança impetrado pela defesa contra o diretor-presidente em exercício foi negado pela Justiça. No início do mês, já havia sido negado o pedido dos advogados para que os réus voltassem a ocupar celas de presídio em Campo Grande. A transferência aconteceu depois da descoberto um plano de fuga do grupo, que estava recolhido no Centro de Triagem, no Complexo Penitenciário do Noroeste, pela Agepen.

Igor e Eronaldo foram removidos para o PED (Presídio Estadual de Dourados). Já Alcinei, Rafael Peixoto e Robert foram encaminhados para o Presídio Estadual de . Eurico dos Santos Motta, hacker que teria fornecido dados para a execução por engano de Matheus Coutinho Xavier, foi encaminhado para estabelecimento em Coxim.

Omertà

O Garras e o , com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão preventiva, prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campo Grande e Bonito.

A ação levou a prisão de policiais civis, guardas municipais, policial federal e até militar do Exército, suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de armada, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.

As investigações do Gaeco tiveram início em abril deste ano, com o objetivo de apoiar as investigações dos homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier, conduzidas pelo Garras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Campo-grandense Judson garante vaga na convocação para a Liga das Nações Masculina 2025

Homem que tentou matar ex-companheira com 7 facadas na frente dos filhos é preso em MS

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Fogo consome residência enquanto família dormia no interior de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

TJMS abre as inscrições para a 2ª Caminhada Todos por Elas

O evento busca mobilizar a sociedade na luta contra o feminicídio e na construção de um ambiente mais justo e igualitário para as mulheres

Política

Na CPI das Bets, Soraya acusa influenciador Rico de promover vício em jogos on-line

Soraya é relatora da CPI das Bets

Política

Arcebispo Dom Dimas convida legislativo para Jubileu das Autoridades Civis

Arcebispo Metropolitano de Campo Grande visitou a Alems (Assembleia Legilsativa de Mato Grosso do Sul) e a Câmara de Vereadores da Capital

Polícia

Corpo de homem encontrado em estação de esgoto no interior de MS é identificado

O corpo havia sido localizado no dia 22 de abril