Pular para o conteúdo
Polícia

Isolamento pode aumentar violência doméstica e Deam alerta para denúncias

Com o período de isolamento durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), pode aumentar a incidência de violência doméstica, conforme apontou o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Em Campo Grande, a delegacia especializada atende 24 horas por dia e alerta para que as mulheres denunciem qualquer situação de violência. A Deam (Delegacia Especializada […]
Arquivo -
Foto: de arquivo
Foto: de arquivo

Com o período de isolamento durante a pandemia do novo coronavírus (), pode aumentar a incidência de , conforme apontou o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Em , a delegacia especializada atende 24 horas por dia e alerta para que as mulheres denunciem qualquer situação de violência.

A (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) está aberta todos os dias e funciona na Casa da Mulher Brasileira, localizada na avenida Brasília, Imá, próxima ao Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Isolamento pode aumentar violência doméstica e Deam alerta para denúncias
Deam alerta para que mulheres denunciem. Imagem: Divulgação

A delegacia alerta para que as mulheres denunciem qualquer tipo de violência doméstica. Também orienta que vizinhos, ou qualquer pessoa que tiver conhecimento de casos de violência, denunciem pelo 180. “O que para muitas é isolamento social, para outras se torna um verdadeiro terror”, afirma a Deam.

Na última sexta-feira (20), a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o período de isolamento pode aumentar o número de violência doméstica no Brasil. Nas redes sociais, ela pediu ajuda para divulgar o Ligue 180 (para violações contra mulheres) e o Disque 100 (para casos que envolvem crianças e idosos). Segundo a pasta, 90% dos casos de violência ocorrem no local onde as vítimas moram.

“Preciso que todos vocês compartilhem o máximo possível o Ligue 180 (para violações contra mulheres) e o Disque 100 (no caso de agressões a crianças, idosos, etc). Nesse período em que teremos mais pessoas em casa há um risco maior. Me ajudem”, escreveu Damares no Twitter.

Esta semana, a ONU Mulheres elaborou um documento sobre os possíveis impactos da crise gerada pelo Covid-19 para as mulheres. Entre eles, está o aumento da violência de gênero. A entidade avalia que o impacto econômico da pandemia pode criar “barreiras adicionais” para deixar um parceiro violento.

A ONU Mulheres recomenda, entre outras coisas, que o governo garanta a continuidade dos serviços essenciais para responder à violência contra mulheres, desenvolvendo novas modalidades de prestação de serviços no contexto atual. Além disso, a entidade defende que é necessário aumentar o apoio às organizações especializadas de mulheres para fornecer serviços de apoio nos níveis local e territorial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)