Pular para o conteúdo
Polícia

Indígena roubada e agredida pelo companheiro consegue medida protetiva on-line

Roubada e agredida diversas vezes pelo companheiro, uma indígena solicitou e conseguiu medida protetiva on-line, em Campo Grande, pela nova ferramenta do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o “Protetivas On-line”. O projeto foi criado para auxiliar vítimas que não podem se deslocar até a delegacia, principalmente no período de pandemia. A […]
Arquivo -

Roubada e agredida diversas vezes pelo companheiro, uma indígena solicitou e conseguiu on-line, em , pela nova ferramenta do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o “Protetivas On-line”. O projeto foi criado para auxiliar vítimas que não podem se deslocar até a delegacia, principalmente no período de pandemia.

A indígena chegou há pouco tempo em Campo Grande e informou que não sabia a localização da Casa da Mulher Brasileira, então fez o pedido on-line, na última sexta-feira (17). A mulher sofria violência física, e até tentativa de feminicídio. 

“O Protetivas On-line está possibilitando efetivamente o acesso das mulheres, sobretudo as mais excluídas socialmente à justiça. Estamos comemorando o sucesso”, afirmou a juíza que analisa a concessão ou não de medidas protetivas da Capital, Jacqueline Machado, que também é a idealizadora da proposta que permite às mulheres acionarem a justiça on-line.

Na semana passada, duas mulheres conseguiram as medidas, em 24 horas – o prazo é de 48 horas -, após preencherem formulário completo, anexando documentos e detalhes de como estavam se sentindo. Fatores importantes, de acordo com a juíza Jacqueline. “O que é muito bom, pois é a voz da mulher, colocando inclusive quais são seus medos e receios”.

Como solicitar

Para fazer o pedido, basta acessar o site do Tribunal de Justiça (www..jus.br), e, na página inicial, na parte “Serviços Online” clicar em “Protetivas On-line”, que é o último serviço listado. Um detalhe para quem acessar o site pelo celular: nesse caso, a versão mobile da página do TJ apresenta uma versão bastante resumida, e, ao clicar no link “versão clássica”, uma nova janela se abrirá com a versão completa da página inicial.

Ao acessar o serviço, a vítima deve criar um login (ex: nome, sobrenome), inserir uma senha de 8 dígitos e informar um e-mail. Ao completar este cadastro inicial, abrirá uma próxima página onde a vítima deverá informar seus dados pessoais e os dados do suposto agressor, respondendo algumas perguntas importantes para que a juíza possa analisar o pedido. A vítima poderá também contar como o fato aconteceu.

Caso queira, no final do questionário é possível anexar fotos ou documentos. Por fim, ao clicar no botão azul onde está escrito “criar”, a medida protetiva será enviada para análise. O pedido será analisado em até 48 horas. Mas, se for uma urgência, a vítima precisa acionar o 190.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
asfalto pavimentação

Por R$ 4,45 milhões, Paranaíba renova aluguel de maquinário para pavimentação asfáltica

Motociclista sofre parada cardiorrespiratória após acidente na BR-163 em Campo Grande

Justiça torna réu por improbidade secretário de obras de Nova Alvorada do Sul

VÍDEO: Aproximadamente 186 mil pés de maconha foram flagrados no Vale do Itajaí

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

irmao eliza samudio 2

Apagado da história? Irmão de Eliza Samúdio cresceu com Bruninho e hoje é bloqueado

poeira

Moradores realizam manifestação contra caminhões que desviam de fiscalização na BR-262 em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Campo Grande e outras 17 cidades serão contempladas com creches e escolas do Novo PAC

Recursos do Governo Federal contemplam escolas, creches e ônibus escolares

MidiaMAIS

‘Graça obtida foi maior’ diz filho de homem que doou mais de R$ 4 milhões para altar de igreja em Campo Grande

Neto e filhos do doador ao lado do padre Paulo (Igreja São José/Divulgação)

Brasil

Caiu aí? WhatsApp apresenta instabilidade nesta quinta-feira (24)

Falha no envio de mensagens foi a principal reclamação entre os usuários

Cotidiano

IFMS abre 510 vagas para cursos de inglês e espanhol em 10 municípios

Aulas serão à distância, com início previsto para setembro deste ano