Pular para o conteúdo
Polícia

Pela internet, duas mulheres conseguiram medidas protetivas da Justiça

Duas mulheres já conseguiram medidas protetivas em Campo Grande, utilizando a nova ferramenta on-line do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O projeto “Protetivas On-line” foi criado para auxiliar aquelas vítimas que não podem se deslocar até a delegacia, principalmente no período de pandemia. Os pedidos dessas primeiras mulheres foram concedidos em […]
Arquivo -

Duas mulheres já conseguiram medidas protetivas em , utilizando a nova ferramenta on-line do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O projeto “Protetivas On-line” foi criado para auxiliar aquelas vítimas que não podem se deslocar até a delegacia, principalmente no período de pandemia.

Os pedidos dessas primeiras mulheres foram concedidos em menos de 24 horas – o prazo é de 48 horas -, após preencherem formulário completo, anexando documentos e detalhes de como estavam se sentindo.

Fatores importantes, de acordo com a juíza Jacqueline Machado, titular da 3ª Vara de e Familiar Contra a Mulher. “O que é muito bom, pois é a voz da mulher, colocando inclusive quais são seus medos e receios”, destacou a juíza, idealizadora do “Protetivas On-line”.

Além disso, as vítimas anexaram documentos que comprovavam aquilo que estavam contando, o que tornou muito fácil para analisar e identificar a necessidade de uma e proferir a decisão. As duas medidas trataram de proibição de aproximação e de contato dos agressores com as vítimas.

Nesta quarta-feira (15) outras três novas solicitações chegaram via Protetivas On-line. Vale destacar que, se a mulher tem condições, o ideal é que ela vá pessoalmente até a Casa da Mulher Brasileira, até mesmo para que tenha o atendimento de todos os serviços que lá estão disponíveis.

Como solicitar

Para fazer o pedido, basta acessar o site do Tribunal de Justiça (www.tjms.jus.br), e, na página inicial, na parte “Serviços Online” clicar em “Protetivas On-line”, que é o último serviço listado. Um detalhe para quem acessar o site pelo celular: nesse caso, a versão mobile da página do TJ apresenta uma versão bastante resumida, e, ao clicar no link “versão clássica”, uma nova janela se abrirá com a versão completa da página inicial.

Ao acessar o serviço, a vítima deve criar um login (ex: nome, sobrenome), inserir uma senha de 8 dígitos e informar um e-mail. Ao completar este cadastro inicial, abrirá uma próxima página onde a vítima deverá informar seus dados pessoais e os dados do suposto agressor, respondendo algumas perguntas importantes para que a juíza possa analisar o pedido. A vítima poderá também contar como o fato aconteceu.

Caso queira, no final do questionário é possível anexar fotos ou documentos. Por fim, ao clicar no botão azul onde está escrito “criar”, a medida protetiva será enviada para análise. O pedido será analisado em até 48 horas. Mas, se for uma urgência, ligue para o 190.

O Protetivas On-line é uma proposta idealizada pela juíza Jacqueline Machado, da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campo Grande, que é a primeira Vara de Medidas Protetivas no país, e desenvolvida pelas equipes da Coordenadoria Estadual da Mulher, sob a coordenação da juíza Helena Alice Machado Coelho, e da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJMS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Executado em ciclovia foi apreendido na adolescência por assassinato de xará em tabacaria

UFMS abre 140 vagas para curso gratuito de francês

Baiano com paralisia cerebral lança livro aos 25 anos

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Inscrições para a PND são prorrogadas e interessados terão até quarta-feira para garantir participação

Últimas Notícias

Polícia

Carro vai parar em canteiro de posto de gasolina após atingir motociclista

Acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25), na Vila Planalto

Trânsito

Idoso atropelado na Avenida Duque de Caxias é militar reformado do Exército

Vítima foi atropelada na ciclofaixa nesta sexta-feira (25), pouco mais de duas semanas após completar 77 anos

Cotidiano

UFMS promove caminhada por espaços culturais da universidade na próxima terça-feira

Passeio acontece de manhã e de tarde e é aberto para o público em geral

Conteúdo de Marca

Café, Oração e Esperança: A Rotina Solidária do Bispo Bruno Leonardo.

Em um mundo cada vez mais digital e muitas vezes indiferente, histórias como a do Bispo Bruno Leonardo surgem como um sopro de esperança.