Pular para o conteúdo
Polícia

Em processo por peculato, MP é contra liberdade de suspeita de matar idosa 

O MPE/MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) se manifestou contra o pedido de habeas corpus da motorista de aplicativo Pâmela Ortiz de Carvalho, que responde por peculato depois de furtar cheques e um cartão bancário da Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos), em Campo Grande, onde fez estágio. Ela […]
Arquivo -
Motorista está presa pela morte de idosa. Foto: Divulgação
Motorista está presa pela morte de idosa. Foto: Divulgação

O MPE/MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) se manifestou contra o pedido de habeas corpus da motorista de aplicativo Pâmela Ortiz de Carvalho, que responde por depois de furtar cheques e um cartão bancário da Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos), em , onde fez estágio. Ela também responde a processo de qualificado pela morte da idosa Dirce Santoro Guimarães, ocorrido no dia 23 de fevereiro.

A defesa alega que Pâmela estaria sofrendo constrangimento ilegal em decorrência do excesso de prazo para o julgamento. Consta nos autos que em julho de 2015, a ré furtou sete talões de cheque,  dos quais dois tinham vinte lâminas cada, e os demais estavam parcialmente utilizados. Ela também pegou do local um cartão de crédito Master Card. 

Segundo apurado, a Pâmela prestava estágio voluntário na Derf, quando se apropriou dos bens apreendidos em um inquérito policial. A denúncia foi ofertada no dia 8 de agosto de 2017, sendo recebida no dia 22 daquele mesmo mês. No dia 27 de novembro de 2018, o Juízo da 4ª Vara Criminal da Comarca de Campo Grande determinou a suspensão do processo e do curso do prazo prescricional, visto que a ré foi citada por edital e não apresentou resposta à acusação, bem como decretou a preventiva de Pâmela por “conveniência da instrução penal”. 

O mandado judicial de prisão foi cumprido no dia 15 de julho de 2019, com a citação pessoal da acusada efetivada no dia 19 de setembro , tendo sido apresentada resposta à acusação no dia 9 de outubro. A audiência de instrução foi designada para o dia 11 de dezembro, no entanto, teve que ser redesignada para o dia 5 de fevereiro de 2010, “ante a impossibilidade de comparecimento da testemunha”.

“Ressalta-se que a decretação da prisão preventiva se deu em razão da paciente não ter sido encontrada para a sua citação pessoal, tanto que a citação foi feita por edital, com a suspensão do processo e do prazo prescricional. Cumpre destacar que ela permaneceu foragida por quase oito meses até o cumprimento do mandado de prisão”, disse Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya, procuradora de Justiça, ao se manifestar contra o habeas corpus, que ainda não foi julgado.

Homicídio

Conforme já noticiado, o homicídio de Dirce aconteceu no Indubrasil, na Capital, após a idosa discutir com a denunciada em razão desta utilizar seu cartão de crédito para compras pessoais sem sua autorização. A vítima teria descido do carro, que era conduzido pela acusada, momento em que a ré começou a agredir a idosa, batendo sua cabeça contra o meio-fio até matá-la.

Após matar a idosa, a ré arrastou o corpo até o fundo de um terreno próximo, quando então o escondeu em local mais baixo, cobrindo-o com lixo. A ré responde pelo crime de homicídio doloso duplamente qualificado por motivo fútil e meio cruel, além do delito de ocultação de cadáver.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mirassol goleia Grêmio em jogo histórico, vence a primeira na Série A e ouve ‘olé’ da torcida

Caminhões furtados no PR são apreendidos com 50 mil pacotes de cigarros contrabandeados

São Paulo peca pela oscilação contra o Botafogo e empata pela 4ª vez no Brasileirão

PRF apreende 1,1 tonelada de maconha em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic 

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras mostra força, derruba invencibilidade do Internacional de 17 jogos

O atacante uruguaio Facundo Torres definiu o triunfo

Polícia

Foragido, acusado de esfaquear professora desafia polícia enviando mensagens à família

Amigos da professora também tem recebido mensagens do homem

Esportes

Corinthians erra estratégia, é segurado pelo Fluminense e perde segunda seguida no Brasileirão

Os cariocas priorizaram a defesa e conseguiram ser mais eficientes

Polícia

Professora vítima de tentativa de feminicídio segue internada e autor ainda não foi localizado

O crime aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (14)