Pular para o conteúdo
Polícia

Em audiência sobre execução de Matheus Xavier, Name pede transferência para MS

Durante audiência que vem sendo realizada nesta segunda-feira (02), no Fórum de Campo Grande, sobre a execução do estudante Matheus Coutinho Xavier, a defesa do empresário Jamil Name, réu no processo, pediu mais uma vez que ele seja transferido para a capital sul-mato-grossense. Depois de ser preso durante a Operação Omertà, deflagrada em setembro do […]
Arquivo -

Durante audiência que vem sendo realizada nesta segunda-feira (02), no Fórum de Campo Grande, sobre a execução do estudante Matheus Coutinho Xavier, a defesa do empresário , réu no processo, pediu mais uma vez que ele seja transferido para a capital sul-mato-grossense.

Depois de ser preso durante a Operação Omertà, deflagrada em setembro do ano passado, Name foi transferido para o presídio federal de Mossoró (RN). Ele recorreu em várias instâncias pedindo, inclusive, prisão domiciliar sob justificativa de problemas de saúde, mas teve os recursos negados.

No pedido desta segunda-feira, o advogado Tiago Bunning alegou que a transferência é necessária para que o réu possa participar presencialmente das audiências. Também foi solicitada nulidade do promotor natural e da promotoras nomeada, no entanto, este pedido também foi negado.

Audiência

O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar, reforçam a segurança no fórum. Participam da audiência 12 advogados e três delegados, entre eles Carlos Delano, Tiago Macedo e Daniela Kades. As oitivas devem seguir até na terça-feira. 

O empresário Jamil Name, Jamil Name Filho e o policial Vladenilson Daniel Olmedo devem ser ouvidos por videoconferência do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Já Eurico dos Santos Mota, o hacker contratado pela quadrilha para seguir os passos de Paulo Xavier deve ser ouvido também por videoconferência, no presídio de .

Neste primeiro dia, sete testemunhas de acusação devem ser ouvidas, já no segundo dia mais seis testemunhas de acusação serão ouvidas. A audiência será feita no Plenário do Tribunal do às 13h30, que deve ter a segurança reforçada já que algumas autoridades policiais prestarão depoimento.

Os acusados do crime já estavam presos por conta da Operação Omertà, que investigava crimes de pistolagem e ocorridos em Mato Grosso do Sul. Em novembro de 2019, foi feito pedido de decretação da prisão preventiva de Jamil Name e Jamil Name Filho pelo homicídio de Matheus, morto a tiros em 9 de abril daquele ano.

Apenas os mandados contra José, o ‘Zézinho’ e Juanil permanecem em aberto e eles são considerados foragidos. Os dois são apontados como pistoleiros do grupo criminoso.

Execução

Matheus foi assassinado com sete tiros de fuzil em frente a sua casa, no dia 9 de abril de 2019. A execução do jovem de 20 anos teria sido por engano, já que o pai dele, Paulo Xavier, seria o alvo dos pistoleiros. Um dos envolvidos na situação é o guarda municipal que foi peça-chave na deflagração da Operação Omertà, Marcelo Rios – considerado gerente do grupo.

Em depoimento da mulher de Rios, arrolada como testemunha, ela revelou que ele teria desobedecido uma ordem para contratar novos pistoleiros para executar a “missão” de matar Xavier, acionando o mesmo “time” de assassinatos anteriores.

Rios chegou a relatar para a mulher que “a cabeça dele iria rolar” e, diante do erro na execução do crime, ficou desesperado, ficando inclusive sem comer e dormir, segundo relatado pela testemunha em depoimento ao Gaeco.

O guarda municipal fazia segurança para os Name e também era quem intermediava a contratação de outros seguranças e pistoleiros para executar os crimes determinados pela suposta milícia armada. Em depoimento, ele disse que os executores do crime foram os ex-guardas Juanil Lima e José Moreira Freires, o Zezinho.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista morre atropelado por carreta quando seguia em romaria para a cidade de Aparecida

Idoso é agredido por bandido armado com faca e tem perna quebrada durante roubo no Jardim Nnanha

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções congestiona trânsito na BR 163 na região de Nova Alvorada do Sul

Com brincadeiras e distribuição de doces, evento celebra Dia das Crianças na Vila Fernanda

Notícias mais lidas agora

petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus vai aos terminais de Campo Grande

carlo acutis

Dom Dimas vai pedir ao Papa que mude o Dia de São Carlo Acutis: ‘não podemos depor Nossa Senhora’

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções congestiona trânsito na BR 163 na região de Nova Alvorada do Sul

cepol

Motorista bêbado é preso após furar sinal e causar colisão com viatura da PM de Trânsito

Últimas Notícias

Esportes

É ouro! Atleta de Dourados conquista Campeonato Brasileiro de Karatê

Ane Gabriley tem 16 anos e já conquistou títulos sul-americanos em 2023 e 2024

Mundo

VÍDEO: helicóptero com cinco pessoas é filmado ao cair na Califórnia nos EUA

Todas as vítimas sobreviveram e foram socorridas em Huntington Beach

Polícia

Mulher invade quarto de marido com faca, o ameaça de morte e exige Pix de R$ 2 mil

Idoso relatou à polícia que sofre violência psicológica, agressões verbais e financeiras

MidiaMAIS

Guardando relíquia de 1º grau, imagem de Nossa Senhora Aparecida percorre ruas de Campo Grande

Santa com fragmento de imagem original foi transportada em carreata pela Capital