O da Polícia Militar encaminhou dez adolescentes da (Unidade Educacional de Internação) para a delegacia após uma tentativa de fuga na manhã desta segunda-feira (6). Eles devem ficar na unidade até que a situação na Unei seja restabelecida, por conta dos danos provocados pelos internos.

Conforme informações dos policiais do Choque, os dez adolescentes foram levados para o Cepol (Centro Integrado de Polícia Especializada) em quatro viaturas e devem permanecer lá até que a situação da Unei seja restabelecida. Uma parede foi quebrada e também houveram outros danos dentro da unidade, conforme os policiais.

Os agentes da Unei preferiram não comentar o caso e disseram que tudo será dito através da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). A princípio os internos teriam se envolvido em uma briga e isso resultou na tentativa de fuga. Eles fizeram o buraco na parede e teriam conseguido sair do alojamento, mas foram detidos pelos agentes.

Equipe do Choque que fazia rondas pela região foi acionada e prestou apoio. Os militares fizeram vistoria na unidade, mas não há informação se algum tipo de material foi apreendido. Ao todo estariam alojados naquela Unei 20 adolescentes, sendo que então metade foi levada para a delegacia.

Dez internos da Unei são conduzidos para delegacia após tentativa de fuga
Policiais vistoriaram a unidade (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Segundo a Sejusp e também conforme o Choque a tentativa de fuga foi controlada pelos próprios agentes. Um procedimento administrativo será aberto para apurar os fatos.

Fuga em massa da Unei Dom Bosco

Em 16 de dezembro, 26 internos fugiram da . Eles simularam uma briga para chamarem atenção dos agentes e, quando os funcionários foram até o local, foram agredidos. Os internos já tinham quebrado o cadeado e estavam no corredor, surpreendendo os agentes, que chegaram a ser agredidos.

Logo após a fuga um interno foi recapturado nas proximidades, sendo que apenas outros oito foram localizados nos dias decorrentes. Conforme a Sejusp outros 17 fugitivos ainda não foram localizados.