Pular para o conteúdo
Polícia

Defesa pede tratamento médico de urgência para chefe do PCC preso na Máxima

Advogada de José Cláudio Arantes, o ‘Tio Arantes’ do PCC (Primeiro Comando da Capital) entrou nesta quarta-feira (15) com pedido de urgência para que o interno do Presídio de Segurança Máxima realize exames médicos. Apontado como liderança da facção, José Cláudio é acusado de participar da morte do advogado Willian Maksoud Filho em 2006, de […]
Arquivo -
Droga estava no pavilhão 7 do Presídio de Segurança Máxima. (Foto: Arquivo Midiamax / Marcos Ermínio)
Droga estava no pavilhão 7 do Presídio de Segurança Máxima. (Foto: Arquivo Midiamax / Marcos Ermínio)

Advogada de José Cláudio Arantes, o ‘Tio Arantes’ do PCC (Primeiro Comando da Capital) entrou nesta quarta-feira (15) com pedido de urgência para que o interno do Presídio de Segurança realize exames médicos. Apontado como liderança da facção, José Cláudio é acusado de participar da morte do advogado Willian Maksoud Filho em 2006, de liderar a rebelião na Máxima naquele mesmo ano e de participar de assaltos a bancos.

No pedido de providências feito pela defesa, é apontado que a primeira solicitação para tratamento médico de Tio Arantes foi feito quando ele ainda estava custodiado no PED (Presídio Estadual de ), em julho de 2019. Ele foi transferido novamente para a Máxima em em novembro de 2019, mas até então o pedido não teria sido aceito.

A advogada de defesa alega que o detento sofre de crises renais. Apesar do pedido ter sido deferido pelo Judiciário, o tratamento não poderia ser feito nas unidades prisionais, então a família de Arantes teria procurado um médico particular. “Após a realização do pagamento dos exames no laboratório […] a unidade prisional vem se mantendo inerte quanto ao agendamento de escolta para o encaminhamento”.

Segundo a advogada de defesa, a unidade prisional estaria alegando que repassa para a Escolta a data e dia marcados pela assistente social para os exames, mas os policiais se recusam a cumprir a determinação. Não há informações se trata-se de problemas de segurança, uma vez que Tio Arantes não é visto como um preso comum.

Por fim, é alegado que o estado de saúde do detento está se agravando e que ele sofre de dores por conta das pedras nos rins. Na petição foram anexados os pedidos de exame, datados de dezembro de 2019.

Passagens e prisões

Considerado um dos chefes do PCC, Tio Arantes como foi preso pela última vez em outubro de 2017. Na época, ele foi detido pelo (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) pela explosão de caixas eletrônicos de uma agência bancária, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Posteriormente, foi absolvido desta acusação.

No dia ele ainda foi detido em flagrante por receptação, já que com ele foi encontrado aparelho celular furtado. José Cláudio Arantes também é um dos condenados pela morte do advogado Willian Maksoud Filho, em 2006. Ele estaria preso na época, mas foi um dos responsáveis pela decisão do assassinato do advogado. No mesmo ano, ele foi apontado como um dos responsáveis por liderar a rebelião na Máxima de Campo Grande, a maior do Estado.

Após progressão do regime, ele foi solto e depois preso novamente em 2010. Na época, uma operação do (Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado) prendeu 9 pessoas ligadas ao PCC por tráfico de drogas e armas. Em 2016 ele voltou a ser detido no Zé Pereira, também por tráfico de drogas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No clássico carioca, Fluminense supera o Vasco e sobe para o 5º lugar do Brasileirão

Com duas em MS, investigações de suspeita da gripe aviária em andamento sobem de 18 para 19

São Paulo perde para o Mirassol em pleno MorumBis pelo Brasileirão

Com Mega-Sena e Lotofácil, confira os números sorteados em seis loterias neste sábado

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Policial militar aposentado e neto são executados no bairro Moreninhas

Últimas Notícias

Esportes

Com a cabeça na Sul-Americana, Corinthians empata sem gols com o Atlético-MG no Brasileirão

Time paulista foi à campo com time reserva, pensando em preservar jogadores, mas viu Yuri Alberto sair lesionado da partida

Loterias

Apostador de Campo Grande acerta a quadra da Quina e ganha R$ 10,7 mil

Apostas feitas em MS conquistaram ainda premiações parciais na Mega-Sena, Lotofácil e Dia de Sorte

Polícia

Campo Grande tem dois golpes registrados neste sábado em compra e venda de veículos

Vendas foram intermediadas pelo ambiente de compra e venda do Facebook, onde os compradores encontraram os anúncios falsos

Polícia

PM prende três pessoas pelo roubo de 100 toneladas de soja em Bandeirantes

Ocorrência começou após um gerente de fazenda, a 28 km de Bandeirantes, relatar à PM que o caseiro havia visto indivíduos carregando soja