Em nota divulgada na noite de quarta-feira (4), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontou que Matias tirou título de eleitor falso em . Mais do que isso, o documento é datado de 5 dias após ele ter assassinado o ator Rafael Miguel e os pais dele em São Paulo (SP).

Ainda conforme o TSE, o documento está em nome de Manoel Machado da Silva, que o assassino passou a utilizar após fugir para Mato Grosso do Sul. Agora, a Corregedoria-Geral do TSE apura como Paulo conseguiu tirar o título com o nome falso.

Além disso, por ordem do corregedor-geral, ministro Luis Felipe Salomão, o juiz Richard Pae Kim determinou que seja comunicada a 19ª Zona Eleitoral do Estado, visando adoção das medidas cabíveis. Também deverá ser providenciado impedimento de votação com a inscrição fraudulenta.

Buscas em MS

No dia 9 de junho de 2019, em São Paulo, Cupertino atirou 13 vezes no ator Rafael, de 22 anos, que namorava a sua filha, e nos pais dele, João Alcisio Miguel, de 52 anos, e Miriam Selma Miguel, 50. Todos estavam estava na casa da namorada de Rafael quando o crime ocorreu. Paulo não aceitava o relacionamento da filha, que à época tinha 18 anos.

Nesta semana, o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao ) ingressou nas investigações que tentam identificar o paradeiro de Paulo. Foragido, ele ficou ao menos oito meses escondido em Mato Grosso do Sul.

Por este motivo, o Departamento de Homicídios de São Paulo, onde os fatos ocorreram, acionou a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. O Dracco dá apoio juntamente com a Delegacia de Polícia de , que é coordenada pelo delegado Pablo Ricardo Campos dos Reis. Cupertino estava em Eldorado, trabalhando como caseiro de uma chácara.

No entanto, ao perceber o cerco policial, fugiu do local, sendo visto pela última vez na terça-feira da semana passada. Ele havia sido contratado por Alfonso Helfenstein, dono da chácara e piloto de avião. Este também é foragido por envolvimento com o tráfico de drogas.

Apesar da suspeita de que Cupertino tenha ido para o Paraguai, as forças de segurança não descartam que ele esteja em território sul-mato-grossense.