A (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) já está com celas especiais preparadas para isolar presos, que apresentem sintomas do coronavírus (Covid-19). As visitas em todos os estabelecimentos funcionais de foram suspensas.

Segundo o diretor-geral da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o sistema penitenciário está preparado para o isolamento dos detentos, que deverão ficar em celas especiais preparadas, “Até o momento nenhum detento apresentou sintomas, e que Deus ajude que não tenha”, disse o diretor.

Ainda segundo Aud de Oliveira, foi feito pedido para que os advogados dos detentos compareçam o mínimo possível nos estabelecimentos penais, e que se façam presente em casos extremos. Dentro das penitenciárias, o setor de saúde fará a identificação dos detentos que apresentem sintomas e de lá eles serão levados para o isolamento.

As visitas estão suspensas a partir deste fim de semana e devem seguir assim até o dia 7 de abril. A suspensão é devido a pandemia do coronavírus. O decreto com a suspensão das visitas ainda deve ser publicado nesta quinta-feira (19).

Em todo o Estado são aproximadamente 13.488 homens e 878 mulheres no regime fechado, e no semiaberto e aberto são 1.779 homens e 82 mulheres. Em são cerca de 4.947 homens no regime fechado e 315 mulheres. No semiaberto e aberto o total é de 1.512 homens e 125 mulheres.