Às 6 horas desta quinta-feira (20) teve início a “Operação Fronteira Segura Sul II”, na região de , a 359 quilômetros de Campo Grande. Além das forças policiais e armadas que atuam pelo solo e Receita Federal, também é utilizado o helicóptero e são cumpridos mais de 20 mandados de busca e apreensão.

Conforme o coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro, secretário executivo do GGIFron/Div (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas), a ação é realizada através da (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e conta com apoio de todas as forças de segurança púbica federais, estaduais e municipais.

Ao todo são cumpridos mandados em seis municípios na região sul do Estado, nas proximidades de fronteira com o Paraguai. Os mandados de busca e apreensão ocorrem em pontos específicos onde funcionariam pontos de venda de drogas, as bocas de fumo. Também ocorrem blitz nas principais ruas e avenidas das cidades e bloqueios nas estradas e rodovias.

A intenção é o combate aos crimes transfronteiriços como contrabando, descaminho e tráfico de drogas que utilizam como corredor de distribuição para outros estados. Aproximadamente 200 servidores participam da operação, que ocorre também na cidade paraguaia Salto Del Guairá (PY).

VÍDEO: megaoperação com helicóptero cumpre mandados em MS
Apreensão feita em Eldorado (Foto: Divulgação)

Em Eldorado duas pessoas foram presas e foram apreendidos aparelhos de comunicação de rádio, placas frias, munições e arma de fogo, além de drogas e celulares. Atuam na operação Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, 17º RC Mec, , Polícia Civil, Defron, DOF, PMRE, Canil do Batalhão de Choque, Bope e GPA.

“Fazemos um trabalho de inteligência com todas as forças. Temos conseguido um grande êxito e efeito positivo por parte da população, que tem elogiado a presença do Estado nessa região de fronteira, o que aumenta a sensação de segurança”, pontuou o coronel. A primeira Operação Fronteira Sul foi realizada em abril deste ano. Conforme o coronel, não há previsão para término da segunda fase da operação.

Confira vídeo de sobrevoo do helicóptero: