A deflagrou na manhã desta quarta-feira (26), a Operação Krimoj para desarticular uma rede de casas de apoio que servia para a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), em . Seis mandados de busca e apreensão são cumpridos.

Aproximadamente 30 Policiais Federais e 15 Agentes Federais de Execução Penal compõem as equipes que cumprem os mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande.

As investigações tiveram início em fevereiro deste ano, quando bilhetes com ameaças de morte a servidores públicos federais, vindos de membros do PCC, foram interceptados na Penitenciária Federal de Campo Grande. A investigação acabou descobrindo uma rede de casas de apoio a integrantes de facções criminosas instaladas na Capital, onde podem estar armazenadas informações sobre a atuação destas facções.

Além do PCC, durante as investigações, também foram identificadas casas de apoio a outros grupos criminosos, como Família do Norte e Comando Vermelho.

As casas de apoio são mantidas pelas facções, as quais financiam os custos com aluguéis, verbas para manutenção dos imóveis, passagens aéreas para os ocupantes de outros Estados, entre outros valores de custeio dos locais. Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa e ameaça.

Nome da operação

O nome da operação é a tradução da palavra crimes em Esperanto, em alusão aos diversos crimes praticados pelas facções criminosas e também pelo fato de as casas de apoio serem mantidas para a troca de informações entre os membros das facções.