O piloto Edmur Guimara Bernardes, de 77 anos, que teria sido sequestrado no último dia 18 em , a 407 quilômetros da Capital, foi preso nesta manhã (27). A prisão foi feita em fase da Operação Ícaro, da Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado).

De acordo com a Polícia Civil, esta fase da operação é denominada ‘Rota Caipira’. Equipes da Deco estão no município desde segunda-feira e atuam com a Delegacia Regional e 1ª Delegacia de Paranaíba. Idevan Silva Oliveira, o funcionário do aeroporto que teria testemunhado o sequestro também foi preso.

Além das prisões, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em três residências, uma fazenda e três hangares do aeroporto do município. Durante a semana, a polícia investigou e fez a reprodução simulada do suposto sequestro, apurando o roubo.

Neste período também foi verificada a rota do avião, confirmando que a aeronave esteve no Paraguai e também na Bolívia. A polícia verifica suposta participação do piloto e do funcionário do aeroporto no crime e envolvimento com facção criminosa.

Sequestro e roubo de aeronave

Edmur teria sido sequestrado no dia 18, em casa, e levado pelos suspeitos até o aeroporto de Paranaíba. Idevan relatou à polícia que os bandidos estavam armados e exigiram um determinado avião, que foi roubado e levado com o piloto, enquanto ele teria sido deixado amarrado.

Após mais de 30 horas o piloto foi encontrado em Cáceres, no Mato Grosso, e alegou que foi sequestrado e obrigado a seguir para a Bolívia e Paraguai, onde os supostos sequestradores resgatariam um membro do PCC. Ele ainda contou que fugiu com a aeronave em um descuido dos assaltantes.

Edmur já teve envolvimento em casos de tráfico de drogas e contrabando. Em um dos casos mais antigos, foi detido pela Polícia Federal em setembro de 2000. A prisão aconteceu após a PF apreender 138 quilos de cocaína em um hangar, em Paranaíba.

A droga pertencia a um pecuarista e seria transferida de um avião para o fundo falso de um caminhão. Na época, os suspeitos tentaram dizer que transportavam hormônios bovinos. Edmur era um dos responsáveis pelo descarregamento da droga em Paranaíba.