Pular para o conteúdo
Polícia

PF investigado por ligação com milícia tinha acesso a informações sigilosas, diz delegado

Durante sua participação no programa Midiamax Entrevista desta segunda-feira (30), o delegado Cleo Mazzotti, superintende da PF (Polícia Federal) em Mato Grosso do Sul, afirmou que a corporação vai abrir Procedimento Administrativo Disciplinar para investigar o policial federal Everaldo Monteiro de Assis, preso na sexta-feira passada por suspeita de ligação com milícia em Campo ...
Arquivo -
Cleo Mazzotti
Cleo Mazzotti

Durante sua participação no programa Midiamax Entrevista desta segunda-feira (30), o delegado Cleo Mazzotti, superintende da PF () em Mato Grosso do Sul, afirmou que a corporação vai abrir Procedimento Administrativo Disciplinar para investigar o policial federal Everaldo Monteiro de Assis, preso na sexta-feira passada por suspeita de ligação com milícia em .

Segundo Mazzotti, o investigado estava na ativa e, por este motivo, usava sua senha para consultar o sistema de informações da PF. De acordo com levantamento do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros), Everaldo teria repassado dados privilegiados à organização criminosa.

“Colaboramos com a investigação, em especial na perícia dos armamentos (arsenal apreendido) e com dados necessários sobre o policial, inclusive, informações que nos possibilitaram fazer cumprimento da busca e prisão dele”, explicou o delegado, informando que o investigado teria usado a chave de acesso para pesquisas. “Usou porque está na ativa”, completou.

Além do procedimento administrativo, o policial está afastado e foi preso temporariamente. “Ele terá amplo direito à defesa e ao contraditório e dentro do que for comprovado, dentro de sua culpabilidade, será apenado […] normalmente ao instaurar o procedimento, a nossa Corregedoria requer liminarmente o afastamento”.

Defesa e Operação

Everaldo foi preso no âmbito da Operação Omertá, deflagrada na sexta-feira passada pelo , Garras e da Polícia Militar, para desarticular milícia que atuava na Capital promovendo execuções. A defesa disse mais cedo ao Midiamax, que o policial não teria compartilhado informações sigilosas.

O juiz aposentado e advogado Odilon de Oliveira, que defende Everaldo, afirmou que é prática comum a troca de informações e até entre policiais. “Trata-se de uma troca colaboração, isso não é ilegal”, falou Odilon.

Ainda segundo o juiz aposentado, disse que Everaldo teria repassado dados a um policial civil por solicitação acreditando que os dados seriam empregados em alguma investigação. “Nossa linha de defesa será falar e escrever exatamente a verdade e mostrar que o Brasil precisa regulamentar esse intercâmbio ou compartilhamento de dados”, finalizou Odilon de Oliveira.

A ação desenvolvida na última sexta-feira (27), contou com 17 equipes do Garras, Gaeco e Batalhão de Choque da PM. Foram cumpridos 44 mandados na Capital, sendo 13 de prisão preventiva, 10 de prisão temporária e 21 de busca e apreensão. Informações são de que os empresários Jamil Name e Jamil Name Filho seriam suspeitos de chefiar uma milícia envolvida com execuções em Campo Grande. A polícia apreendeu R$ 150 mil em posse do empresário Jamil Name.

Foram presos durante a operação 23 pessoas entre elas Jamil Name e Jamil Name Filho. Os presos foram Alexandre Gonçalves Franzoloso, Elvis Elir Camargo Lima; Eronaldo Vieira da Silva; Euzébio de Jesus Araújo; Everaldo Monteiro de Assis; Frederico Maldonado Arruda; Igor Cunha de Souza; Luis Fernando da Fonseca; Rafael Carmo Peixoto Ribeiro; Rudney Machado Medeiros; além de Alcinei Arantes da Silva; Andrison Correia; Eltom Pedro de Almeida; Flávio Narciso Morais da Silva, José Moreira Freires; Juanil Lima; Marcelo Rios; Márcio Cavalcanti da Silva; Márcio Cavalcanti da Silva; Rafael Antunes Vieira; Robert Vítor Kopetski, Vladenilson Daniel Olmedo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano