Operação Omertà: guardas municipais presos são afastados e perdem armas
A Sesdes (Secretaria Especial de Segurança de Segurança e Defesa Social) afastou os quatro guardas municipais presos na Operação Omertà, que investiga o envolvimento deles em uma organização criminosa de milícia armada, supostamente chefiada pelos empresários Jamil Name e Jamil Name Filho. O afastamento de Alcinei Arantes da Silva, 35 anos, Igor Cunha de Souza, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Sesdes (Secretaria Especial de Segurança de Segurança e Defesa Social) afastou os quatro guardas municipais presos na Operação Omertà, que investiga o envolvimento deles em uma organização criminosa de milícia armada, supostamente chefiada pelos empresários Jamil Name e Jamil Name Filho.
O afastamento de Alcinei Arantes da Silva, 35 anos, Igor Cunha de Souza, 31, Rafael Carmo Peixoto Ribeiro de 36 anos e Eronaldo Vieira da Silva, 39 anos, foi divulgado pelo secretário Valério Azambuja, em coletiva com a imprensa na tarde desta quarta-feira (2), após receber do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) a formalização da prisão dos guardas municipais.
“Determinamos o afastamento preventivo por 60 dias e a suspensão do porte de arma de dois deles”, afirmou o secretário. Valério também ressaltou que a Corregedoria deve instaurar procedimento administrativo disciplinar para apurar a conduta e participação deles nos crimes.
“Após esse período de afastamento, vamos homologar e entregar para o prefeito que vai definir as medidas tomadas nesse caso”, disse Valério. As medidas vão desde uma suspensão até a demissão.
Sobre a Operação Omertà, Valério Azambuja disse que não admitirá envolvimento de servidores em crimes. “Temos mais de 1100 guardas e o fato de meia dúzia estar envolvida não pode manchar os nomes dos demais. Não vamos admitir em hipótese alguma o envolvimento de servidores nesse tipo de crime”, finalizou.
Operação Omertà
O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), com apoio dos Batalhões de Choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão preventiva, prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campo Grande e Bonito.
A ação levou a prisão de policiais civis, guardas municipais, policial federal e até militar do Exército, suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de milícia armada, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, homicídio, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.
As investigações do Gaeco tiveram início em abril deste ano, com o objetivo de apoiar as investigações dos homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier, conduzidas pelo Garras.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Justiça nega terceiro pedido de Claudinho Serra para tirar tornozeleira em ação por corrupção
Vereador do PSDB é réu por chefiar esquema de corrupção em Sidrolândia
Ministério da Saúde estabelece R$ 12,8 milhões em recursos para Atenção Especializada em Dourados
Publicação consta no Diário Oficial da União
Mulher de Faustão expõe situação delicada da saúde do apresentador; entenda
Após passar por dois transplantes de órgãos, Faustão ainda não está com a saúde 100% recuperada; saiba detalhes do quadro do apresentador
Agora é lei: Manter cachorros e gatos acorrentados em Dourados pode gerar multa de até R$ 3 mil
Medida foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Alan Guedes (PP)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.