A Corregedoria da Polícia Civil do Estado revogou o afastamento do policial civil, Emmanuel Contis suspeito de ajudar na execução do boliviano Alfredo Rangel Weber, de 48 anos, morto no dia 23 de fevereiro. O policial foi preso em março, junto do delegado da DAIJI (Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e do Idoso), Fernando Araújo da Cruz, em Corumbá – a 444 quilômetros de .

A revogação do afastamento foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (27), onde determina que a revogação deve contar desde a data do alvará de soltura, do dia 14 de maio deste ano. Assim, o policial volta as atividades profissionais.

O delegado Fernando Araújo suspeito do assassinato ainda continua afastado e preso, pelo crime. A suspeita é de que o delegado, tenha assassinado Alfredo Rangel Weber, após o mesmo ter cobrado uma dívida de Silvia Aguilera, esposa do delegado, durante uma festa na Associação de Pecuaristas de Puerto Suárez, na Bolívia.

Alfredo teria sido sócio de Odacir Santos Correa, ex-barão do narcotráfico preso pela Polícia Federal na Operação Nevada, em 2003. Odacir, que atualmente cumpre pena de 14 anos por tráfico internacional de drogas, também seria ex-marido de Sílvia Aguilera, atual mulher do delegado e filha de Asis Aguilera Petzold.

Em fevereiro, quando foi assassinado, Alfredo teria encontrado Sílvia e cobrado uma dívida de seu ex-marido, Odacir. Ele teria ameaçado a mulher e o delegado teria intervindo e golpeado a vítima com três golpes de faca. Fernando teria armado, ainda, emboscada para interceptar a ambulância que transportava Alfredo à Corumbá, após piora em seu estado de saúde.