Pular para o conteúdo
Polícia

Avião com Huck e Angélica voava com peça ‘invertida’ e polícia continua investigação

O avião que fez um pouso forçado com os apresentadores Luciano Huck e Angélica estaria voando com o capacitor instalado de forma invertida. Isso teria feito o motor ‘morrer no ar’, fazendo com que o piloto fizesse um pouso de emergência em Mato Grosso do Sul. A investigação criminal é conduzida pela delegada Ana Cláudia […]
Arquivo -
Compartilhar
Piloto teve que fazer pouso de emergência próximo da BR-080
Piloto teve que fazer pouso de emergência próximo da BR-080

O avião que fez um pouso forçado com os apresentadores Luciano Huck e estaria voando com o capacitor instalado de forma invertida. Isso teria feito o motor ‘morrer no ar’, fazendo com que o piloto fizesse um em Mato Grosso do Sul. A investigação criminal é conduzida pela delegada Ana Cláudia Medina, da (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado).

Conforme Medina, o capacitor de combustível é uma peça importante do avião e consta no relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que essa peça estava instalada de forma invertida. A aeronave era ocupada pelos apresentadores, os três filhos, duas babás e dois pilotos. Osmar Frattini, que pilotava o avião deve prestar esclarecimentos para a Polícia Civil.

A polícia não descarta ainda, a reprodução simulada dos fatos, mas não informou data que irá ocorrer. “Temos um erro de manutenção e precisamos apurar o que de fato aconteceu, inclusive conversando com o piloto, que é o profissional responsável por realizar alguns procedimentos antes de decolar”, destaca Medina. A aeronave, conforme a Polícia Civil, passou por dois profissionais para manutenção antes de decolar.

Relatório da Cenipa mostrou que uma pane seca causou o acidente da aeronave EMB-820C Carajá onde viajavam o casal de apresentadores e a família, no dia 24 de maio de 2015. Segundo o relatório, não havia nenhuma evidência de fogo em voo ou após o impacto. Com a falta de combustível no início da descida para o pouso no aeródromo de Campo Grande, o piloto Osmar Fratini teve que fazer um pouso de emergência próximo da BR-080, na Fazenda Palmeiras, em , cidade a 84 quilômetros de Campo Grande. Todos retornavam da Estância Caiman no onde Angélica gravou o programa Estrela.

Segundo o Cenipa “a aeronave decolou da estância Caimam, com destino ao aeródromo de Campo Grande, quando, por volta das 13h15, para um voo de transporte de passageiros, com dois pilotos e sete passageiros. Após 35 minutos de voo, a aproximadamente 43 milhas náuticas do destino, no início da descida, ocorreu o apagemento do motor esquerdo. Devido à incapacidade de manter a altitude, a tripulação realizou o pouso forçado na fazenda. Os dois tripulantes e os sete passageiros sofreram ferimentos leves”.

A Cenipa também relata falhas em relação a manutenção da aeronave:

Apesar de o manual de Serviços, MS-NE-821/003, Rev 09 de 22FEV2007, prescrever que os sensores de combustível deveriam ser inspecionados quanto ao estado geral e segurança, nas inspeções de 500 e 100 horas, nenhuma escrituração relativa ao sistema de combustível foi encontrada nas cadernetas de manutenção.

A inversão dos sensores de nível de combustível da asa esquerda resultou em uma indicação nos liquidômetros de quantidade superior a real e resultou no apagamento do motor esquerdo.

A rotina operacional da tripulação não era supervisionada pela empresa, cabendo à tripulação o planejamento dos voos. A própria tripulação planejava os voos de acordo com o destino e o tipo de missão. A responsabilidade e a autonomia eram dadas ao comandante para decidir sobre a realização ou não de voos, sendo o mesmo responsável por analisar e julgar as condições para tal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados