Aeronave já era utilizada pela PM desde 20 de abril

O helicóptero Harpia 1, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, é o mais novo aliado dos Bombeiros nos resgates em acidentes de trânsito. O uso, adaptado, já foi testado na manhã desta segunda-feira (5), quando a aeronave foi utilizada pela primeira vez no socorro às vítimas do acidente, na BR-262, a 60 quilômetros de Campo Grande, no sentido para Três Lagoas.

Durante a ocorrência, a aeronave da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) pousou na rodovia, ainda em , e pegou desencarcerador para retirar vítima presa às ferragens. Dois bombeiros que estavam em viatura também seguiram na aeronave.

O helicóptero voltou à Capital com uma das vítimas do acidente: um bombeiro que dirigia o carro de passeio onde estava a mulher que morreu. Ele foi deixado para atendimento médico na Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Centro Cirúrgico, após paradas cardiorrespiratórias e hemorragia interna.

Uso do Harpia

A rapidez da aeronave na segurança pública é fator fundamental para salvar vidas, o que ocorreu neste caso.

Porém, a Policia Militar já emprega o helicóptero PT-GMS, conhecido como Harpia 1, diariamente, desde o dia 20 de abril, no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo de Campo Grande.

VÍDEO: uso 'adaptado' de helicóptero da PM agiliza resgates dos Bombeiros

“A aeronave está disponível todos os dias com uma equipe especializada. O Harpia ainda não é adaptado, mas ainda estamos tentando firmar na parceria as devidas adaptações”, explica.

Assista: