PMA inicia uma nova fase da fiscalização

A meia noite desta quarta-feira (01),  termina o período de defeso para a proteção da Piracema em todos os rios do Estado e da União em MS, à exceção dos rios onde permanentemente a pesca não é permitida e em alguns locais especiais.

A PMA inicia uma nova fase da fiscalização com a pesca aberta em todo o Estado. Apesar de ser o período de defeso extremamente crítico, durante a piracema, a fiscalização foi focada no monitoramento dos cardumes principalmente nos pontos em que eles são mais vulneráveis, cachoeiras e corredeiras, onde a PMA instala postos fixos 24h durante a Piracema.

(OPERAÇÃO PIRACEMA 2016-2017)

Nesta operação da PMA de 2016/2017 os números relativos a quantidade de pessoas autuadas e de pescado apreendido foram superiores à operação passada. Houve aumento de 30% com relação à operação anterior, com 64 autuados contra 49. Das 64 pessoas autuadas, 51 criminosos foram presos em flagrante nesta operação e na anterior, somente 39. De qualquer forma, mais uma vez, um número grande de pessoas presas, com pouca quantidade de pescado apreendido.

Em relação ao pescado apreendido, nas últimas duas operações houve aumento de apreensões. Na verdade, o Comando da PMA acredita que estes números se manterão estabilizados próximos a uma tonelada de pescado apreendida e cerca de 60 pessoas presas a cada piracema, pois, pescadores inescrupulosos continuarão a cometer crimes ambientais. Entretanto, a ideia é manter a estratégia de fiscalização intensiva, para prendê-los sem que tenham capturado grande quantidade de pescado, bem como proteger os cardumes dessas pessoas.